Mais de 80 mil pessoas devem participar da Rua de Compras no Retiro
8 de junho de 2018
Prefeitura de VR vai implantar sistema que contribui para a busca de empregos
8 de junho de 2018


Servidores de Volta Redonda são capacitados pelo Tribunal de Contas do Estado

Curso recebeu 138 inscrições de Volta Redonda e de cidades da região

A prefeitura de Volta Redonda através da Escola de Gestão do Governo municipal, em parceria com a escola de contas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), realizou nesta sexta-feira, dia 8, no teatro da FEVRE (Fundação Educacional de Volta Redonda), anexo ao Colégio Getúlio Vargas, uma capacitação de funcionários com o curso ‘As Novas Deliberações e a Prestação de Contas da Gestão Pública no Âmbito Municipal’. Ao todo, 138 pessoas de Volta Redonda e de cidades vizinhas como Rio das Flores, Barra Mansa, Itatiaia, Itaguaí, Valença, Quatis, Resende, Porto Real, Rio Claro, Pinheiral, Parati e Pinheiral foram capacitadas.

O curso foi ministrado pelo técnico e professor Davi Bezerra de Lima do TCE, que abordou a nova legislação de controle e tomada de contas, a Deliberação 279/2017 do TCE-RJ, que substituiu no ano passado a legislação antiga de 1991.

“A escola criada pelo prefeito Samuca Silva já ofereceu alguns cursos durante este ano e outros já estão com as inscrições abertas. Além de capacitar e valorizar os servidores do município, esses cursos de capacitação têm um impacto direto no funcionamento da prefeitura, com a melhoria dos procedimentos internos, indo de encontro ao plano de governo visando à melhoria da gestão do município”, disse o secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernidade da Gestão, Enock Henrique de Azevedo.

O prefeito Samuca Silva afirmou que a finalidade é a melhoria da gestão pública com a valorização dos servidores: “A escola e os cursos que estão sendo oferecidos fazem parte de todo um planejamento proposto desde o primeiro dia do governo de valorizar os servidores municipais. Avançamos e seguiremos avançando junto com os servidores do município. Valorizar o servidor é valorizar o município”, comparou Samuca.

O Diretor de Patrimônio da prefeitura de Volta redonda, Sérgio Eugênio, aprovou a iniciativa.  “O curso é muito bom porque ele está nos atualizando na prestação de contas que antes era feita numa legislação superada e desatualizada, principalmente para o controle interno e serviços de almoxarifado e bens patrimoniais”, comentou o diretor Sérgio.

Celso de Aguiar Leal, gerente do Abastecimento da Secretaria Municipal de Saúde, elogia a capacitação em que participou: “Posso dizer que é excelente porque ensina a adequação às novas normas de trabalho para o almoxarifado e patrimônio”, reafirmou.

O professor Davi Bezerra abordou entre outros assuntos, a Lei Orgânica do Tribunal, a Lei Complementar Estadual 63/90 e a nova Deliberação 279/2017 do TCE que orienta os servidores que atuam no controle interno e tomadas de contas, a tomar decisões compartilhadas com o gestor público, de forma correta e para identificar e comunicar erros, formalmente, por escrito, aos órgãos de controle interno dos municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *