Jovens estagiários da Fundação Beatriz Gama participam de Oficina sobre Mercado de Trabalho
9 de agosto de 2018
VR promove encontro para discutir Saúde da Criança e do Adolescente
9 de agosto de 2018


Samuca discute propostas para o desenvolvimento de Volta Redonda

Reunião com subsecretário de Estado de Transporte tratou de trem turístico, entreposto de grãos, aeroporto regional e linha de ônibus VR-Aeroporto do Galeão

A discussão de propostas para o desenvolvimento de Volta Redonda foi tema de reunião entre o prefeito do município Samuca Silva; o subsecretário de Estado de Transporte, Delmo Manoel Pinho; e o assessor especial da secretaria de Estado da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Wanderson Farias. O encontro, que também teve a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, foi na manhã desta quinta-feira, dia 09, no gabinete do prefeito.

A reunião foi pautada em quatro eixos principais. A implantação do Trem Turístico, que ligaria Volta Redonda a Vassouras; tornar o município entreposto de grãos, recebendo a produção do Centro Oeste a caminho do Porto de Itaguaí; a implantação do Aeroporto do Aço, por meio de parceria com a iniciativa privada; e a criação de uma nova linha de ônibus, ligando Volta Redonda ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

O prefeito de Volta Redonda Samuca Silva afirma que a ligação direta entre o município e o Aeroporto do Galeão já está disponível para a cidade. “Basta seguir com o processo de operacionalização”, explicou, lembrando que “a nova linha vai agilizar o deslocamento de grande parte da população que hoje precisa fazer baldeação no transporte público ou utilizar carros de passeio como melhor opção para pegar um avião”.

Ainda de acordo com Samuca, reuniões como esta impulsionam o desenvolvimento de Volta Redonda com planejamento, novas iniciativas e parcerias. “Temos que aproveitar o potencial do município e explorar suas vocações econômicas. Assim, garantimos uma Volta Redonda próspera agora e no futuro”, afirmou.

O subsecretário de Estado de Transporte, Demo Pinho, acredita nas propostas e, com sua experiência, sugeriu alguns caminhos para facilitar a concretização dessas idéias. “Ele lembrou que Volta Redonda já é referência de desenvolvimento no Sul do Estado. E tem condições de crescer muito mais”, disse.

Ele ofereceu, por exemplo, para conversar sobre a viagem de trem Volta Redonda-Vassouras com a MRS Logística, que já atua na região. E ainda sugeriu a realização de uma viagem piloto para avaliação e divulgação. Alertando que outras operadoras de transporte ferroviário podem se interessar pelo projeto.

A ideia do passeio piloto foi imediatamente aprovada pelo se secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães.

“Acho que a iniciativa vai chamar atenção de empresários do ramo turístico. Além disso, o projeto passaria a ter apoio da população”, acredita.

Wanderson Farias, da secretaria da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, lembrou que é o momento de formar uma força-tarefa para o Rio de Janeiro se destacar no comércio internacional do Brasil. Uma das propostas é escoar a produção de grãos de Centro Oeste, por ferrovia, até o Porto de Itaguaí. “Esse movimento permitiria transformar Volta Redonda em entreposto de grãos”, falou.

Implantação do aeroporto

A implantação do aeroporto de Volta Redonda encerrou a pauta da reunião. O subsecretário de Estado de Transporte concorda com Samuca que a melhor forma de acelerar o processo para instalação é o próprio município procurar empresas interessadas em firmar uma Parceria Público Privada (PPP).

“O governo federal não tem recursos suficientes para a implantação do aeroporto em Volta Redonda. O município já conta com o espaço disponível, que foi comprado pelo Estado do Rio de Janeiro. Agora, é buscar parcerias para desenvolver o projeto”, disse Delmo Pinho.

Para encontrar empresas interessadas na implantação do aeroporto de Volta Redonda, o município vai lançar um PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse). Prática que agiliza a estruturação de PPPs e garante transparência e competitividade do processo de seleção. Para esse processo, Samuca Silva, vai contar com o apoio do Governo do Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *