Mobilização contra corte de verba da educação reúne cerca de 2 mil pessoas em Volta Redonda
15 de maio de 2019
Secretaria de Saúde de Barra Mansa intensifica a vacinação contra o HPV e Meningite C
16 de maio de 2019


Projeto Jovem e Adulto em Movimento combate o sedentarismo em Volta Redonda

Núcleos e ginásios da cidade realizam atividades funcionais e esportivas

O projeto Jovem e Adulto em Movimento da secretaria de Esporte e Lazer de Volta Redonda (SMEL) vem se destacando na cidade. As atividades acontecem nos núcleos de diversos bairros e visam atender uma faixa etária de 18 anos a 49 anos. Um dos principais objetivos do projeto é fomentar a prática esportiva e também combater o sedentarismo. A aluna do núcleo do bairro Siderlândia, Michele Rocha, perdeu 17 quilos depois que começou a realizar as atividades do JAM.

“Eu estava muito sedentária e já estava na hora de mudar. Fiquei sabendo por uma amiga que no nosso bairro teria aulas para adultos e jovens. Fiquei surpresa, pois pensei que só tinham projetos para idosos e crianças. Em dois anos perdi mais de 17 quilos e tenho outra vida. Acho essencial a SMEL ter esse olhar para os adultos, tem gente que só trabalha, cuida dos filhos e da casa e não tem tempo para se cuidar”, disse.

O JAM atualmente atende cerca de 900 alunos em toda a cidade. São realizadas atividades esportivas e treinamento funcional. No ginásio do bairro Siderlândia cerca de 40 alunos participam das aulas com ginástica e circuito funcional duas vezes na semana. De dois em dois meses os profissionais da SMEL realizam uma pesagem para acompanhar o desenvolvimento dos alunos.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, destacou a importância do Jovem e Adulto em Movimento para atender a população da cidade. “Na gestão do prefeito Samuca voltamos o olhar pra desenvolver ações e atividades para essa parcela da população que em sua maioria trabalha e estuda em horário comercial. Devido à falta de tempo não conseguem realizar atividade física, por isso realizamos de forma gratuita atividades no horário noturno com profissionais qualificados da SMEL”, contou.

O prefeito Samuca Silva, enfatizou que o programa é um diferencial e atende não apenas com ginástica e circuito funcional, mas em atividades esportivas também. “O JAM é um projeto completo, atende tanto em núcleos e ginásios quanto em atividades esportivas no CEMAM e no Parque Aquático. Queremos que mais pessoas possam participar das atividades, incentivando as atividades físicas e melhorando a qualidade de vida da população da cidade através da prevenção, do esporte e do lazer”, enfatizou.

Para Ana Carolina Silvério, de 40 anos, que faz ginástica há dois anos, as aulas do JAM colaboram para a recuperação da sua saúde. “Fiz um procedimento e tive que mudar hábitos e foi aqui que comecei essa mudança. Fico muito feliz, pois agora estou mais disciplinada e melhorei minha saúde e meu condicionamento físico. Esse programa é muito bom e espero que outras pessoas se conscientizem e procurem uma atividade física para fazer. A SMEL está realizando um trabalho incrível”, falou.

Os interessados em participar do Jovem e Adulto em Movimento devem procurar o núcleo ou ginásio mais perto da sua casa ou entrar em contato através do telefone da SMEL: 33392105

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *