Secretaria de Meio Ambiente de BM intensifica serviço de drenagem do Rio Bocaina
25 de maio de 2019
Polícia Militar prende suspeito e apreende drogas no Toyota I
25 de maio de 2019


Saúde faz busca ativa para a vacinação contra a gripe

Doses de vacina estão disponíveis em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através do Núcleo de Imunização e das UBS (Unidades Básicas de Saúde), está realizando uma busca ativa em todas as regiões do município com a finalidade de atingir a totalidade do público alvo da campanha de imunização contra a gripe, em torno de 48.456 mil pessoas. Para isso, agentes comunitários de saúde intensificaram as visitas domiciliares e as orientações nas escolas.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Marlene Fialho, o município já atingiu cerca de 80% do público alvo da campanha. “Tivemos uma excelente cobertura vacinal entre as puérperas, professores e profissionais da saúde do trabalhador, porém ainda precisamos melhorar os índices de vacinação entre crianças e idosos”, enfatizou.

Marlene também ressaltou a importância clínica da vacinação como forma de prevenção ao vírus da Influenza A e B. “A vacina é a única forma de prevenção contra esses tipos virais, que levam as pessoas ao adoecimento e, em alguns casos, até a morte”.

A vacinação contra a gripe teve início em 10 de abril e será encerrada na próxima sexta-feira, 31. Por enquanto, não existe orientação do Ministério da Saúde sobre a prorrogação da campanha. As doses da vacina estão disponíveis em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. Outras vacinas também serão oferecidas às crianças para a atualização do calendário vacinal. É necessária a apresentação o cartão de vacina da criança.

Neste ano, por determinação do Ministério da Saúde, serão vacinadas crianças de seis meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores da rede pública e particular de ensino. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas necessitam apresentar  prescrição médica para serem imunizados.

GRIPE – O vírus Influenza é responsável pela transmissão de uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. O contágio ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

– Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;

– Deixar o ambiente sempre ventilado;

– Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;

– Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;

– Evitar contato com pessoas doentes, evitando abraços, beijos e apertos de mão, assim como aglomerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *