Saae- BM fará troca de tubulação na ETA Nova no domingo
10 de junho de 2019
Crânio é encontrado enterrado no bairro Jaqueira, em Três Rios
10 de junho de 2019


Vacinação contra Influenza será aberta à  toda população de Resende

Até lá, somente grupos prioritários têm prioridade nos postos

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza segue aberta somente aos grupos prioritários, elegíveis pelo Ministério da Saúde, até o dia 15, sábado. A partir da segunda-feira, dia 17, as doses que restarem nos postos e unidade de saúde serão disponibilizadas para a população em geral. A vacina é aplicada em todos os postos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Estão inclusos no grupo prioritário: gestantes; idosos; professores; população carcerária e funcionários do sistema prisional; profissionais da saúde; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); crianças com idade entre seis meses e seis anos incompletos e pessoas com comorbidades tendo em mãos o laudo médico.

A partir do dia 17, as doses que sobrarem serão colocadas à disposição da população em geral. Como cada posto abrange uma região da cidade com público diferente, não há ainda uma estimativa exata de quantas doses ficarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira. Já foi definido, no entanto, que o Ministério da Saúde não enviará uma nova remessa de vacinas ao final do dia 15.

Enquanto isso, a coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula, fez um apelo para que os pais levem as crianças para vacinar nesta reta final da campanha nacional. Ela alertou que mesmo Resende estamos acima da meta em praticamente todos os subgrupos definidos pelo Ministério da Saúde, ainda há crianças a serem vacinadas.

– A criança só vai com os pais, então nosso apelo vai para eles, os pais. Temos de destacar que é necessário vacinar as crianças – disse ela.

Para definir a meta, o Ministério da Saúde estima um público total de pessoas dentro do chamado grupo elegível para cada cidade. A partir daí, o objetivo é alcançar 90% deste número total.

Entre as crianças de seis meses a seis anos, Resende atingiu 82,80% do público alvo. O Ministério da Saúde estima que há 8925 crianças em Resende com idade para receber a vacina. Dentro deste universo, a meta estabelecida é de aplicar 8033 doses (90%), mas até o momento somente 7390 crianças foram até os postos acompanhados de pais ou responsáveis.

Entre os trabalhadores da saúde, a meta foi ultrapassada com 102% do público alvo alcançado. O mesmo se repete entre gestantes (93,61%), Puérperas (100,87%), Idosos (100,81%) e professores (100,07%).

Objetivos da vacinação

De acordo com o Centro Municipal de Imunização, o objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e possíveis mortalidades decorrentes de infecções pelo vírus Influenza, cujas ocorrências variam de leve a grave, podendo até ser fatal. A hospitalização e a morte, segundo os especialistas, atingem principalmente as pessoas que estão nos grupos de alto risco, o que justifica o planejamento e a estratégia adotados pela Secretaria Municipal de Saúde para prevenir a doença.

A vacina tem a duração de um ano. Portanto, aqueles que se imunizaram no ano passado e estiverem inclusos nos grupos de risco devem se vacinar novamente. A renovação acontece em virtude da mutação do vírus que exige também alterações no conteúdo da vacina para que a imunização esteja em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *