Prefeitura de VR segue com obras em antiga rede de água pluvial no Siderville
1 de agosto de 2019
Equipe de técnicos da prefeitura de Volta Redonda participa de capacitação no Rio de Janeiro
1 de agosto de 2019


Prefeitura de VR amplia implantação do modelo de excelência em gestão

Encontro na manhã desta sexta-feira, dia 02, no Auditório do SAAE, vai discutir o assunto com representantes de todas as secretarias e autarquias

Representantes de todas as secretarias e autarquias da Prefeitura de Volta Redonda discutem na manhã desta sexta-feira, dia 02, a utilização de ferramentas para a implantação do modelo de excelência em gestão, preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade. O modelo prevê a adoção de práticas com a finalidade de elevar os padrões de desempenho e qualidade no serviço público.

O diretor de Modernização e Inovação da Secretaria de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), Igor Alves de Sá e Souza, explicou que para saber se estão seguindo ou não este modelo, as organizações participantes, precisam realizar uma autoavaliação que indique o nível de maturidade em gestão pública.

“Aqui em Volta Redonda, criamos uma ferramenta digital para que todas as secretarias e autarquias insiram os dados eletronicamente e agilize a autoavaliação da prefeitura como um todo”, explicou Igor.

Esse sistema vai permitir que cada secretaria e autarquia receba uma nota e monte um plano estratégico a fim de executar ações para melhorar sua gestão interna. E a reunião às 10h desta sexta-feira, dia 02, no Auditório do SAAE, tem como objetivos apresentar o Modelo de Excelência em Gestão e seus benefícios e a ferramenta criada pela Seplag para que façam a autoavaliação de forma adequada.

No ano passado, a Prefeitura de Volta Redonda, única do Estado do Rio de Janeiro a aderir ao modelo e a concorrer ao Prêmio de Excelência em Gestão Pública, realizou a autoavaliação e conquistou a premiação na categoria bronze. Em 2019, o município concorre na categoria prata.

O secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, explicou que, por orientação do prefeito Samuca Silva, a secretaria vai implantar o Modelo de Excelência em Gestão Pública dentro de cada secretaria e autarquia da gestão municipal.

“Assim, cada secretaria e autarquia irá realizar sua autoavaliação, levando em consideração a gestão interna e os resultados, registrando as práticas administrativas adotadas para aprimorar a efetividade na realização e na qualidade do serviço público”, disse Enock.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a ordem é ousar e inovar. Fomos a primeira prefeitura do estado a participar dessa autoavaliação e aderir ao modelo. Agora queremos saber o nível de gestão pública dentro de cada secretaria e autarquia, observando a governança, os resultados, os procedimentos de atendimento ao cidadão em âmbito interno.

“O nosso objetivo é promover a melhoria da qualidade do serviço público e fazer essa avaliação, com base em um modelo de excelência, vai nos mostrar o caminho rumo ao aprimoramento contínuo”, falou Samuca, lembrando que o governo federal, através da Plataforma Mais Brasil e da Instrução Normativa Nº 05/19, divulgou que a adoção desse modelo de gestão, em breve, será um requisito básico para conseguir recursos públicos via convênios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *