Sabadão da biometria: cartórios eleitorais em todo o estado farão plantão no dia 31
26 de agosto de 2019
Funcionários do hospital de emergência de Resende participam de workshop
26 de agosto de 2019


Dia do Psicólogo: encontro reunirá profissionais das áreas de saúde e assistência social

Tema da atividade será “A importância do autoconhecimento na escuta do outro”

Profissional que trabalha na busca do pleno bem-estar emocional, mental e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o psicólogo tem uma data específica no calendário nacional, visando homenageá-lo. Com o objetivo de marcar o “Dia do Psicólogo”, que transcorre nesta terça-feira, 27, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realiza na quinta-feira da mesma semana, 29 de agosto, o encontro “A importância do autoconhecimento na escuta do outro”. O encontro vai se iniciar às 9h30m, no CRAS do bairro Jardim Independência (Centro de Referência de Assistência Social).

A diretora de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura de Quatis, Irenia Roselena, explica que o público-alvo do evento vão ser os psicólogos de duas secretarias municipais: a própria pasta de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde. A atividade será ministrada pela jornalista e instrutora de yoga, Talissa Monteiro, e a psicóloga de Resende, Cátia Fonseca, que tem especialização em gestão de pessoas.

– O nosso objetivo é reunir todos os psicólogos do quadro da administração municipal no sentido de atualizar informações, promover a troca de experiências e com isso aprimorar os conhecimentos desta atividade, além de reforçar a importância da categoria para a saúde do cidadão e a assistência social prestada pelo poder público. Estaremos ainda prestando uma justa homenagem a esses servidores públicos da nossa cidade – declarou Irênia.

No âmbito da Prefeitura de Quatis, existem psicólogos nos quadros dos programas realizados através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); do Programa Produtor Mirim; do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do CAPS (Centro de Assistência Psicossocial). Com relação às ações na área de assistência social, o psicólogo participa das equipes técnicas, mas não presta atendimento clínico. Todas as vagas abertas para psicólogo no mais recente concurso público promovido pela prefeitura foram preenchidas. O concurso ocorreu em 2015, durante a primeira gestão do prefeito Bruno de Souza (MDB).

A data de 27 de agosto foi escolhida para comemorar o “Dia do Psicólogo” porque foi neste dia que se regulamentou essa atividade profissional no Brasil, no ano de 1964. Portanto, a regulamentação da profissão de psicólogo está completando 55 anos. Segundo o Conselho Federal de Psicologia, o Brasil tem 320 mil psicólogos. No estado do Rio de Janeiro existem mais de 42 mil profissionais atuando, sendo que a grande maioria é formada por psicólogas (36.380) contra 5.532 psicólogos. A palavra “psicólogo” vem da língua grega, que significa “estudo da alma”, ou seja, a junção de alma (psique) e estudo (logos).

Os psicólogos que realizam atendimento clínico trabalham ainda para que os pacientes enfrentem os problemas emocionais do dia a dia com mais segurança e firmeza; para aumentar o conhecimento da pessoa sobre si mesmo; diminuir o sofrimento emocional; oferecer apoio no enfrentamento de crises existenciais e nas situações traumáticas, provocadas por assaltos, mortes de entes queridos e acidentes, entre outros episódios. Entre as patologias em que os profissionais de psicologia atuam diretamente estão as seguintes: depressão, ansiedade, transtorno-obsessivo-compulsivo, transtorno bipolar, fobias e esquizofrenia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *