Barra Mansa investe em melhorias e contratação de pessoal para os cemitérios do município
9 de setembro de 2019
Prefeitura desenvolve palestras sobre prevenção ao suicídio durante a campanha “Setembro Amarelo”
9 de setembro de 2019


Orquestra Sinfônica faz concerto com composição inédita em Barra Mansa

Com apoio da CCR NovaDutra, apresentação acontece nesta terça-feira (10)

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa do Projeto Música nas Escolas, que conta com o apoio do Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, se apresenta nesta terça-feira (10), às 20h, no Instituto Cultural Municipal, região central de Barra Mansa (RJ). O concerto tem entrada gratuita. Na oportunidade, a Orquestra Sinfônica apresenta o “Concerto para flautim e cordas”, com regência do maestro Nilton Soares, para mais um concerto da temporada 2019. A apresentação contará com a estreia mundial da composição de Alexandre Schubert, cuja obra foi encomendada pela solista Thaís Bacelar para o seu mestrado profissional na UFRJ.

O regente

Nilton Soares atuou como maestro nas últimas temporadas da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Já participou de importantes festivais e oficinas de regência orquestral, no Brasil e no exterior. Na UFRJ obteve Mestrado em Música e, atualmente, cursa o Doutorado sob orientação de Sérgio Álvares. Nilton Soares também é professor de música no Centro Universitário de Barra Mansa.

O projeto

O Música nas Escolas realiza concertos didáticos em colégios da rede pública e em espaços públicos, possibilitando o contato direto dos alunos com os músicos e seus instrumentos musicais, o que contribui para incentivar a prática musical e o respeito à arte. A iniciativa abrange mais de 22 mil crianças e jovens, mantendo grupos como a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), a Banda Marcial, a Banda Sinfônica Infantil e a Orquestra de Percussão, entre outros. Todos esses grupos revezam-se para apresentações abertas ao público e concertos didáticos ao longo do ano. O Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, apoia o projeto desde 2007, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e apresentado pelo Ministério da Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *