Volta Redonda terá etapa do Miss Brasil Plus Size
2 de outubro de 2019
MPF, PF e Corregedoria da Receita Federal desmantelam organização criminosa formada por servidores da RFB
2 de outubro de 2019


Volta Redonda vai intensificar a vacinação contra o sarampo

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Imunização começa a ser ampliada na próxima segunda-feira, dia 07, e será realizada em duas etapas para dois públicos-alvo distintos

A partir da próxima segunda-feira, dia 07, Volta Redonda começa a intensificar a vacinação contra o sarampo. Doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) estarão disponíveis em todas as 46 unidades de saúde da Atenção Básica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A intensificação da aplicação da vacina, com o objetivo de interromper a circulação do vírus pelo país, será realizada em duas etapas para dois públicos-alvo distintos.

A primeira fase da intensificação, entre os dias 07 e 25 de outubro, com Dia D no próximo dia 19 (sábado), é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos. E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

O prefeito do município, Samuca Silva, afirma que Volta Redonda vai fazer sua parte. “Não vamos medir esforços para garantir a ampliação da cobertura vacinal contra o sarampo. O crescimento do número de casos da doença só pode ser evitado com a vacinação em massa. Com campanhas de conscientização, nesta primeira etapa, vamos sensibilizar os pais a levarem seus filhos para vacinar”, falou o prefeito.

A vacina contra o sarampo está disponível durante todo o ano nas unidades da Atenção Básica em Volta Redonda e deve ser ministrada aos 12 meses com reforço aos 15 meses. Entre os adultos, são indicadas duas doses até os 49 anos. Acima dos 49 anos, o estado vacinal do paciente e o cenário de incidência da doença no caso de viagem para área endêmica devem ser avaliados.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, informou que a campanha de vacinação é uma estratégia importante para ampliar a imunização, frente à reintrodução do sarampo na região. “Volta Redonda não registrou casos da doença. Em 2019, quatro casos suspeitos foram notificados, mas descartados após exame laboratorial”, contou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Milene Paula de Souza, afirma que, para interromper a circulação do vírus, a população alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. “Para garantir a vacinação, é necessário que os pais apresentem o cartão vacinal e o cartão SUS da criança”, alertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *