Campanha do Outubro Rosa é marcada por ações de prevenção em Volta Redonda
4 de outubro de 2019
Prefeitura de Volta Redonda realiza serviços de manutenção na cidade
4 de outubro de 2019


Secretaria de Educação forma profissionais em Robótica Educacional em Volta Redonda

Ao todo, 18 implementadores de Informática participaram da primeira etapa de formação continuada

A manhã desta sexta-feira, dia 04, foi de muita alegria e emoção para os 18 implementadores de Informática que se formaram na primeira etapa da formação continuada de Robótica Educacional com Software e Hardware livre em Volta Redonda. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Niterói, e contou com a presença dos diretores das unidades escolares participantes, de alunos da Escola Municipal Roraima, da secretária de Educação, Rita Andrade, do presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda, Waldyr Bedê e do porta voz da prefeitura, Adriano Lizarelli.

O prefeito Samuca Silva destacou a importância da formação e ressaltou que Volta Redonda é uma das cidades pioneiras no país em trabalhar a robótica na Educação Infantil. “A tecnologia precisa ser uma aliada no desenvolvimento da educação. A formação dos profissionais é de grande importância para que o trabalho junto aos alunos seja realizado com excelência. Volta Redonda investe na robótica e somos pioneiros na implementação dela na Educação Infantil”, afirmou.

Maria Aparecida Gaspar, implementadora de Informática da Escola Municipal Roraima, classificou a formação como ‘maravilhosa’. “Tivemos um ótimo aprendizado e nós, como profissionais, ficamos loucos para colocar em prática esses ensinamentos. Hoje tudo é tecnologia e ela é necessária. Precisamos alinhar essa nova ferramenta a nosso favor. Vieram 18 alunos do Roraima me prestigiar e eles estão ansiosos para começar a realizar as aulas de robótica”, disse.

A formação durou 40 horas presenciais e o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento criativo dos alunos, despertar o interesse e a motivação pelo estudo das ciências e suas aplicações, além de buscar a resolução de problema e desafios.

A secretária de Educação, Rita Andrade, parabenizou os profissionais pelo trabalho e dedicação com os alunos e com a educação da cidade. “Queria deixar meu agradecimento, em especial, à Paulinha e ao Sérgio que, juntos, realizam esse trabalho tão importante para a educação de Volta Redonda. Vocês, profissionais, são os multiplicadores deste trabalho e, por isso, a necessidade de a SME sempre estar capacitando e formando bons profissionais”, declarou.

Para Ana Paula Batista, coordenadora pedagógica da Informática e da Robótica, essa é a primeira de muitas outras etapas. “Todos os implementadores da rede foram convidados a participar dessa formação. Os profissionais que recebem hoje esse certificado aceitaram o desafio, se dedicaram e estudaram com muito afinco, concluindo, com mérito, a etapa de formação. Estamos orgulhosos com o resultado. Parabéns a esses profissionais”, falou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *