Trem atinge carreta em Pinheiral
10 de outubro de 2019
Viaduto Prefeito Sávio Gama recebe iluminação especial em referência ao Outubro Rosa
10 de outubro de 2019


Cantor de Volta Redonda, Tiago Rosas lança clipe “Crenças e Tramas”

Após estrear no cenário musical com o single “É o Homem”, o cantor e compositor Tiago Rosas anuncia oficialmente o lançamento de seu primeiro disco de estúdio, a ser revelado em breve pelo selo Cantores del Mundo. Solidificando a sonoridade em uma nova canção, o artista entrega “Crenças e Tramas”, faixa-título do trabalho que estreia com um clipe, já disponível nas plataformas de streaming e no YouTube.

Fruto de uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, o álbum de Tiago Rosas traz à tona a experiência de anos dedicados à música misturada ao frescor de uma voz que se destaca no cenário da nova música brasileira. Seja como intérprete, instrumentista ou compositor, Rosas entrega uma poética crua que ganha forma com as influências rítmicas do rock, funk e jazz com harmonias e melodias da MPB.

O clipe de “Crenças e Tramas” vem para marcar esse momento de transformações para o artista, que prepara a sua estreia oficial em forma de disco. O vídeo, feito a partir de imagens de celular captadas pelo músico e por Isabel Veiga, que também assina a direção e montagem, se delineia na cotidianidade de uma mudança – quando ele se despedia da casa onde morou por três anos, no bairro Andaraí, na Zona Norte do Rio.

“Registrei o processo de mudança e transformação daquela casa que estava prestes a devolver para minha família. Acreditei que aquelas imagens dialogariam bem com esta canção. Convidei a Isabel Veiga para dirigir o clipe e ela mergulhou fundo no processo de montagem e também gerou novas imagens em uma das mudanças que fizemos. O processo todo foi bem livre e criativo. Além disso, convidamos Jorge Polo para inserir animações nas imagens, o que acabou enriquecendo muito o material com um traço bruto. O clipe se transformou num fragmento de memória da minha vida pessoal mas também um caminho para a invenção estética de um discurso”, revela Rosas.

A faixa “Crenças e Tramas” traz a mesma banda que acompanha o artista ao longo do álbum. Enquanto Tiago Rosas assina letra, música, violão e voz, Hugo Noguchi assume o baixo e Lucas Fixel é o responsável pela bateria. A gravação e mixagem ficaram a cargo de Guilherme Marques, um dos braços do selo Cantores del Mundo ao lado do cantor e multi instrumentista Arthus Fochi. Juntos, eles comandam a gravadora fundada por Tita Parra, neta da lendária folclorista chilena Violeta Parra. O objetivo é criar uma ponte entre as diferentes sonoridades do Brasil e seus países vizinhos, estreitando laços sonoros.

“Crenças e Tramas” e “É o Homem” foram os primeiros gostinhos do álbum de Tiago Rosas, que será lançado em breve. Enquanto no single de estreia o artista brinca com as inadequações em torno desse ser homem, a nova música leva seu olhar à rotina e aos objetos, espaços e rituais que passam despercebidos no dia-a-dia.

“Me dediquei a compor canções mais ousadas, que reivindiquem a existência através da matéria rotineira do dia-a-dia. O cotidiano simultaneamente como fonte de inspiração e lugar de expressão. Apenas a potência desse próprio ser, desse fazer, desse cantar. O álbum assume a levada rítmica da música estrangeira para também fazer soar melodias e harmonias reconhecíveis na música brasileira. Uma canção que tenha elementos fáceis e reconhecíveis, mas que juntos, produzam uma narrativa surpreendente”, adianta o artista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *