Rosana Bergone recebe deputado Sérgio Fernandes em VR
18 de outubro de 2019
Roda de Conversa discute situação de moradores de rua em Volta Redonda
18 de outubro de 2019


Casa da Criança e Clínica da Família funcionarão neste sábado para o Dia D contra o sarampo em Quatis

Unidades estarão abertas de 8 às 16 horas

Localizadas, respectivamente, no Centro e no bairro Nossa Senhora do Rosário, a Casa da Criança e a Clínica Família vão funcionar neste sábado, 19 de outubro, para o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, no horário de 8 às 16 horas. Em Quatis, a vacinação contra a doença é coordenada pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde. No sábado, deverão ser imunizadas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias (dose de reforço) e de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias (rotina).

Segundo o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Wendell Monteiro, os pais ou responsáveis pelas crianças deverão levar o cartão de vacinação dos respectivos filhos aos postos neste sábado. Ele reforça o chamado à população para que não deixe de comparecer às unidades, visto o número significativo de casos confirmados da doença em vários estados brasileiros, incluindo o estado do Rio de Janeiro, em cujo território foram confirmadas até agora 28 ocorrências do sarampo, em nove municípios fluminenses:

– Em Quatis, felizmente, não há nenhum caso positivo do sarampo, o que provavelmente se deve à intensificação da imunização realizada pela prefeitura nas unidades médicas e ao comparecimento da população, que tem atendido o chamado da Secretaria Municipal de Saúde. Mas as crianças que ainda não receberam as doses devem ser levadas às unidades médicas o mais rápido possível, pois assim vamos continuar mantendo a situação sob controle – declarou Wendell, acrescentando que, segundo um levantamento do Ministério da Saúde, este ano já foram diagnosticados 6.640 episódios de sarampo até agora, em todo o país.

Independente do Dia D, a vacinação contra o sarampo acontece de segunda a sexta-feira, na Casa da Criança e nos postos de saúde dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri. Nestas unidades, são aplicadas todas as vacinas, exceto as doses triviral e contra a febre amarela.

No caso destas duas vacinas, a imunização tem um calendário próprio. As doses contra a febre amarela estão disponíveis nos seguintes dias da semana e unidades médicas: Clínica da Família (segunda-feira), Casa da Criança (terça-feira), posto do Mirandópolis (quarta-feira), posto do Jardim Independência (quinta-feira) e posto do Jardim Pollastri (sexta-feira).

Com relação à vacina triviral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e a rubéola, ela é feita na Clínica da Família (de segunda a sexta-feira), unidade médica do Jardim Independência (segunda-feira), unidade médica do Mirandópolis (quarta-feira), Casa da Criança (quinta-feira) e unidade médica do Jardim Pollastri (sexta-feira).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *