PRF prende caminhoneiro embriagado na Dutra, em Itatiaia
27 de outubro de 2019
PRF prende motorista embriagado após acidente na Dutra
27 de outubro de 2019


Bruno destaca relacionamento franco e direto com a categoria

“O nosso diálogo é realizado olho no olho, e não através de intermediários”

Em sua mensagem ao funcionalismo municipal pelo Dia do Servidor Público (28 de outubro), o prefeito Bruno de Souza (MDB) salientou que os servidores da Prefeitura de Quatis têm acesso direto a ele, em seu gabinete, nas ruas e no seu estabelecimento comercial, “durante e fora do expediente de trabalho”. O prefeito frisou que, apesar da crise econômica nacional, os funcionários públicos da cidade têm também a certeza de que receberão os seus salários dentro do prazo constitucional.

O Dia do Servidor Público foi instituído em todo o Brasil, através do decreto número 1713, assinado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, no dia 28 de outubro de 1939, daí a escolha desta data para homenagear este segmento de trabalhadores.

A íntegra da mensagem do prefeito Bruno de Souza é a seguinte:

“Quem acompanha minha jornada diária de trabalho na prefeitura, ou nas ruas da cidade, sabe do contato direto entre a pessoa do prefeito de Quatis e os servidores públicos municipais, independente da função que cada um exerce na estrutura da administração pública municipal. Em meu gabinete, atendo todos os servidores, sem a necessidade de agendamento prévio.

Inicio minha mensagem de cumprimentos ao funcionalismo pelo Dia do Servidor Público destacando esse fato porque hoje os servidores municipais e todo e qualquer cidadão conseguem falar diretamente com o prefeito do município aonde eles vivem ou trabalham. Não se trata de demagogia, comportamento que, aliás, nunca combinou com minha personalidade, mas porque o prefeito é eleito pelo povo e, por isso, não pode se trancar depois da eleição atrás da porta do gabinete.

Esse diálogo franco e direto representa também uma questão de respeito para com o funcionalismo. A conversa entre o prefeito e os servidores acontece frente a frente, olho no olho. Precisamos ressaltar que este relacionamento direto ocorre não apenas no gabinete que atualmente ocupo, mas em qualquer lugar, seja nas ruas; em minha casa, no bairro São Benedito; e no estabelecimento comercial da qual sou sócio desde o começo da década de 1990, muito antes, portanto, da minha entrada no cenário político.

Reconhecemos que não tivemos condições de atender algumas reivindicações do funcionalismo ao longo destes anos em que estamos na chefia do poder executivo, simplesmente porque temos responsabilidade na administração do dinheiro público. O Brasil vive uma crise econômica sem precedentes, e a arrecadação de Quatis ainda é uma das mais baixas do estado do Rio de Janeiro, fatores estes que nos impedem de realizar tudo aquilo que a gente gostaria de fazer.

Qualquer passo fora da disponibilidade financeira da prefeitura poderia inviabilizar, inclusive, o pagamento em dia dos salários dos servidores, além de endividar o Município, o que seria uma irresponsabilidade sem tamanho para com Quatis.

No entanto, tudo isso não significa que não temos resultados positivos em favor dos servidores públicos para apresentar ao funcionalismo. Muito pelo contrário. Os salários continuam sendo pagos dentro do prazo estabelecido na lei; o vale-alimentação foi substituído pelo depósito em dinheiro direto na conta do servidor; estamos conseguindo até antecipar o pagamento do décimo-terceiro salário; temos investido na compra de novos equipamentos para que os servidores possam tornar ainda mais eficiente o trabalho que realizam pela população; e priorizamos o funcionalismo de carreira.

Sobre o quadro efetivo de servidores, aliás, precisamos relembrar que mais de 500 funcionários aprovados no concurso público promovido pela nossa administração, em 2015, já estão trabalhando em seus respectivos cargos. A chamada desses servidores ocorreu, é claro, dentro dos procedimentos fixados pelas normas legais vigentes. Atualmente, quase 85 por cento do número total de funcionários da prefeitura são formados por trabalhadores efetivos, sendo que o número de cargos em comissão está em torno de apenas 16 por cento.

Gostaria de lembrar também que a nossa responsabilidade na administração do dinheiro público vem nos possibilitando honrar nossos compromissos com o funcionalismo e ainda realizar investimentos importantes em obras e serviços.

Registro aqui o meu muito obrigado aos servidores públicos de Quatis, na certeza de que o trabalho de cada um de vocês tem assegurado os avanços positivos alcançados pela nossa administração no desenvolvimento do Município e na qualidade de vida dos seus moradores. Nenhum prefeito conseguiria colocar os seus projetos em prática se não tivesse o trabalho competente e dedicado do funcionalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *