Exposição no Centro Cultural FCSN resgata impacto da educação para vida das pessoas
1 de dezembro de 2019
Certificado de Reservista são entregues a militares do Tiro de Guerra-BM
1 de dezembro de 2019


Atividades ambientais e de lazer animaram o domingo na Praça Brasil

Campanha de adoção de animais, descarte de lixo eletrônico e musical Ayrton Senna foram realizadas

A Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, recebeu diversas atividades gratuitas para a população neste domingo, dia 1°. Na parte da manhã, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA) promoveu, em parceira com cinco ONGs, a Feira de Adoção de Animais “Família Animal”. Em sua 7ª edição, a feira tem objetivo de encontrar novos lares para cães e gatos. Cerca de 71 animais já foram adotados, sendo 47 caninos e 24 felinos.

Segundo Alexsandra Fernandes, coordenadora do Bem-Estar Animal da SMMA, são animais provenientes de ações fiscais por denúncias de maus tratos, alguns por apreensão e casos em que os donos não conseguem mais sustentar e vão para o programa de adoção por um novo lar.

“A edição, que começou no Ruas de Compras, é feita uma vez por mês. Os animais doados são domésticos e foram vermifugados. Temos conseguido uma boa média de adoção, com 18 animais adotados a cada edição”, comemorou.

Outra campanha realizada na Praça Brasil, de descarte de lixo eletrônico, tinha o objetivo de promover a conscientização ambiental da população, além de gerar renda.

O subsecretário de Meio Ambiente, Joaquim Valim, acompanhou a ação. “A campanha neste domingo já passou de 20 toneladas de lixo descartado e encheu duas caçambas de lixo retirado do ambiente e que ainda vão gerar renda para instituições sociais”, explicou o subsecretário.

O projeto de descarte de lixo eletrônico é uma ação do Rotary Volta Redonda, com trabalho de amigos, voluntários e integrantes rotarianos do Volta Redonda Norte e Volta Redonda Leste e recolheu aparelhos de televisão, computadores, entre outros eletrônicos.

O presidente do Rotary Volta Redonda, Anderson Oliveira,  justificou a iniciativa.

“As pessoas estavam juntando isto em casa e não sabiam como descartar porque é um lixo limpo, tem valor sentimental. Eu fiz um estudo e busquei uma forma correta de fazer isto, de motivar as pessoas a tirar o lixo limpo de casa. Fazemos isto desde abril do ano passado. Esta é a quarta vez que estamos realizando o descarte e já conseguimos recolher 150 toneladas que gerou R$ 25 mil de ajuda para instituições sociais”, explicou Anderson.

O material descartado vai para uma recicladora credenciada e autorizada, onde é feita a desmontagem e o processamento para voltar como matéria prima ao mercado.

Musical

A extensa programação contou ainda com o espetáculo teatral Ayrton Senna, o Musical, da Companhia Stone de Teatro, que já percorreu dez estados com apresentações gratuitas para o interior, com base na Lei de Incentivos Fiscais do governo federal. O palco é em uma carreta, o que facilita a montagem para um projeto itinerante.

A Fundação Beatriz Gama levou 40 crianças para assistir o espetáculo e, segundo Iná Leoneza, coordenadora do projeto Novos Horizontes, foi uma grande oportunidade. “É um evento de grande proporção, mega estrutura. As crianças estão aproveitando”, disse Leoneza.

Shows com artistas locais também fizeram parte da  programação, que foi encerrada após a última sessão do espetáculo, às 19 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *