Volta Redonda leva grupo da Melhor Idade para Hotel Fazenda
2 de dezembro de 2019
Novo ônibus do Tarifa Comercial Zero chega quinta-feira a Volta Redonda
2 de dezembro de 2019


Adolescentes do Cense VR participam de Campeonato de karatê em Valença

Três adolescentes do Centro de Socioeducação Irmã Assuncion de Lá Gandara Ustara (Cense-VR), instituição do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) participaram neste domingo, dia 01, da Copa Jo Osugue de Karatê, realizada no Clube Coroados, em Valença e promovida pela Academia Ryuzo Kan III. O jovem G. foi medalha de bronze e F., medalha de prata, ambos na categoria de 16 a 17 anos, da faixa branca a verde.  Já o adolescente L. recebeu duas medalhas: prata na categoria de 18 a 35 anos, da faixa branca a verde, acima de 75 kg e bronze na categoria de 18 a 35 anos, da faixa branca a verde.

Cerca de 20 adolescentes da instituição, divididos em dois grupos, têm treinos semanais dentro do Degase, sob a coordenação do sensei Marco Antônio de Paula.  A atividade é promovida pelo Programa Esporte e Cidadania para Todos, do Ministério da Cidadania e pelo Programa PAIFSS (Programa de Abolição a ldeologia Faccional no Sistema Socioeducativo).

Por ser a primeira participação dos adolescentes em uma competição, os resultados foram surpreendentes e felizes, segundo destaca o subdiretor do Cense Volta Redonda, Erlon Couto Zacarias. “O esporte mais uma vez reafirma seu propósito sócio pedagógico de promover a sociabilidade, disciplina, respeito e cidadania. O Degase e o Esporte e Cidadania mantêm esta convicção no desporto e acreditam, incondicionalmente, que a prática esportiva e, em específico o karatê, é um instrumento poderoso em socioeducar nossos adolescentes”, afirmou o diretor.

Responsável por intermediar projetos esportivos para a Região Sul Fluminense e, especificamente, este para o Degase, a vereadora Rosana Bergone também ficou feliz com os resultados. “Acredito na ressocialização dos jovens e o esporte contribui para isso. Quando saírem da instituição, desejo que tenham possibilidade de um futuro melhor e saudável”, salienta. “Estou feliz em ter batalhado por este programa esportivo, que atende um grande número de crianças e adolescentes em várias cidades da região, e também à unidade socioeducativa e ver os frutos sendo colhidos”, completou Bergone.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *