Sine de Volta Redonda registra avanço no número de atendimentos
13 de fevereiro de 2020
Deputado Furtado: Mais de R$20 milhões serão destinados para a saúde do Sul Fluminense
13 de fevereiro de 2020


Volta Redonda reforça Educação Especial com novos cuidadores educacionais

Volta Redonda inicia aulas online para alunos da rede municipal

Rede municipal passa a contar com 60 profissionais para atuar no atendimento de alunos com deficiência

A rede municipal de Educação de Volta Redonda vai ganhar um reforço importante para o ano letivo de 2020. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), está realizando a segunda convocação de candidatos aprovados em concurso público, edital 002/2019, para o preenchimento de 28 vagas de cuidador educacional nas escolas municipais. Este foi o primeiro concurso público realizado para o cargo na rede, visando diminuir a carência existente desse profissional.

“É fundamental a função do cuidador educacional. Ele desempenha uma participação essencial junto ao professor, promovendo a inclusão do aluno com deficiência, possibilitando a participação nas atividades escolares, além de desenvolver suas habilidades”, declarou a secretária de Educação, Rita Andrade.

O diretor do Departamento-Geral Administrativo (DGA), Luiz Cláudio da Silva, considera que o cuidador é um cargo novo e indispensável nas escolas, onde, a cada ano, a demanda vem crescendo com o trabalho de inclusão feito pela rede.

“Ter um cuidador por criança é uma exigência em lei, cobrada pelo Ministério Público Estadual”, ressalvou o diretor, explicando que na maioria das 106 unidades escolares existe um aluno com deficiência. “Esta é uma demanda que vem crescendo nas escolas. O aluno com deficiência, após a apresentação de laudo médico, passa por uma avaliação da equipe do setor de Educação Especial, do Departamento Pedagógico (SME), visando a validação da necessidade do cuidador. É um cargo que exige total dedicação com a criança devido às particularidades de desenvolvimento apresentadas”, acrescentou.

Os concursados já começaram a fazer os exames médicos para a admissão e devem começar na função nas próximas semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *