Fiscalização de Transporte e Defesa Civil de VR inspecionam locais de queda de barreiras
15 de fevereiro de 2020
Polícia Militar flagra caminhoneiro com carga de cerveja sem nota fiscal, no bairro Cotiara
15 de fevereiro de 2020


Prefeitura realiza ações nas escolas contra drogas, alcoolismo e infecções sexualmente transmissíveis

Atividades serão realizadas a partir desta segunda-feira em seis unidades de ensino

Dados da PNSE (Pesquisa Nacional de Saúde Escolar), cuja realização é do Governo Federal, mostram que mais de 50 por cento dos estudantes cursando o ensino fundamental no Brasil já consumiram bebida alcoólica pelo menos uma vez. Esse percentual totaliza mais de 1,5 milhão de estudantes. Já no caso das drogas ilícitas, principalmente, maconha, cocaína e crack, o índice de alunos que usaram algum tipo dessas substâncias, durante o período do ensino,  passou de 230 mil para mais de 236 mil. Quase 90 por cento dos alunos entrevistados pelo levantamento tinham entre 13 e 15 anos.

Os resultados preocupantes do levantamento reforçam a necessidade de investimentos nas ações de prevenção junto aos alunos, motivo pelo qual a Prefeitura de Quatis, através do Programa Saúde na Escola, realiza a partir desta segunda-feira, 17, várias atividades preventivas junto aos estudantes matriculados nas seguintes unidades da rede municipal de ensino: Escola Carlos Campos de Faria (Falcão), Escola Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Escola Maria Helena Rafael De Elias (Centro), Escola Irmã Elisabete Alves (comunidade quilombola de Santana) e CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário). As atividades serão realizadas até a sexta-feira seguinte, 21 de fevereiro.

A programação organizada pelo “Programa Saúde na Escola”, que acontece por meio de ações integradas entre duas secretarias municipais (Saúde e Educação), prevê a realização das ações em cada escola, segundo o cronograma a seguir: segunda-feira, dia 17 (Escola Municipal Carlos Campos de Faria, às 14 horas); terça-feira, 18 de fevereiro (Escola Anésia Alves de Oliveira, às 14 horas); quarta-feira, dia 19 de fevereiro (Escola Maria Helena Rafael De Elias); quinta-feira, dia 20 de fevereiro (Escola Irmã Elisabete Alves), em ambas, no turno da manhã); e sexta-feira, dia 21 (CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias , em horários a ser definidos).

De acordo ainda com o Programa Saúde na Escola, no caso de Quatis, as atividades junto aos estudantes vão ser alternadas nas escolas municipais pela psicóloga Carolina Cersózimo Guimarães; e as enfermeiras Emilen de Oliveira Rocha Fabri, Bárbara Xavier, Fernanda Araújo e Carla Monteiro de Souza.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde na Escola em Quatis, psicóloga Carolina Cersózimo Guimarães, além das ações educativas contra alcoolismo e drogas ilícitas, a programação organizada pela administração municipal prevê orientações sobre IST-AIDS (Infecções Sexualmente Transmissíveis). As informações do Ministério da Saúde sobre as IST-AIDS ainda são muito preocupantes, tendo em vista que, no caso da AIDS, por exemplo, o número de notificações positivas em todo o território nacional alcançou o total de 966.058, no período de 1980 a junho do ano passado (2019).

– Na quinta-feira, 20 de fevereiro, transcorrerá no Brasil o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, daí a determinação do Programa Saúde Na Escola em estar ampliando as orientações sobre este tema as infecções sexualmente transmissíveis durante a semana toda – disse Carolina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *