Defesa Civil de Barra Mansa é acionada para atender desabamento de casa na Vista Alegre
20 de fevereiro de 2020
Prefeito Samuca Silva discute ampliação do Senac RJ em Volta Redonda
20 de fevereiro de 2020


Primeira audiência pública do ano destaca receitas e despesas da prefeitura

Informações serão apresentadas nesta sexta-feira

Na véspera do carnaval, cuja programação em Quatis começa neste sábado, 22, e vai até à noite de terça-feira, 25, a prefeitura realiza nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, a primeira audiência pública do ano de 2020. Marcado para o plenário da Câmara de Vereadores, o encontro terá como tema a apresentação dos dados relacionados às receitas e às despesas da administração municipal correspondentes ao terceiro quadrimestre do ano passado (setembro, outubro, novembro e dezembro de 2019). A audiência pública desta sexta-feira será realizada através da CGM (Controladoria Geral do Município) e a Secretaria Municipal de Saúde.

As audiências públicas promovidas pela Prefeitura de Quatis ao longo dos últimos três anos têm contado com as presenças do prefeito Bruno de Souza (MDB); vereadores e de secretários municipais, que deverão participar do encontro desta sexta-feira, mas elas sempre foram abertas à participação de representantes de segmentos organizados da sociedade e todo e qualquer cidadão.

A coordenadora geral da Prefeitura de Quatis, Maria Elisa Marins, frisa a importância de a população comparecer, “visto que as receitas e despesas do Município são formadas a partir dos recursos recolhidos aos cofres municipais pelo próprio cidadão, em forma do pagamento de impostos e taxas”. Além de representar mais uma iniciativa concreta da prefeitura visando ampliar as ações de transparência na aplicação do dinheiro público, a audiência pública atenderá a uma determinação da constituição federal e da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

– A partir do momento em que a audiência pública é publicada nos órgãos oficiais de informação da prefeitura, torna-se pública a realização do encontro, e os moradores de Quatis devem se sentir convidados. Na verdade, a audiência pública pode ser considerada também um espaço de extrema importância para o exercício da cidadania – declarou a controladora Maria Elisa, acrescentando que o edital relacionado à audiência pública desta sexta-feira foi publicado pela prefeitura, na semana passada, em sua página, na internet, e no jornal responsável pela publicação dos atos oficiais da administração municipal.

Em seu artigo nono, a Lei Orgânica do Município de Quatis reforça a importância das audiências públicas, considerando-as procedimentos importantes no sentido de assegurar a soberania popular, a ação fiscalizadora por parte dos moradores no que diz respeito aos atos da administração pública e a participação popular nas decisões voltadas ao dia a dia da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *