Resende ganhará sensores de nível para monitoramento de rios em pontos estratégicos
21 de fevereiro de 2020
Colégio João XXIII inicia comemorações pelo seu jubileu de ouro
21 de fevereiro de 2020


Volta Redonda investe em segurança pública

‘Orgulho de Volta’ lançou Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), na manhã desta sexta-feira, dia 21

O programa “Orgulho de Volta” desta sexta-feira, dia 21, apresentou investimento na área da segurança pública para o município. A Prefeitura de Volta Redonda firmou parceria com a Secretaria de Estado da Polícia Militar para implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS). O lançamento do convênio foi na sede da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP), na Vila Santa Cecília.

O PROEIS permite que a prefeitura contrate policiais militares, nas suas horas de folga, para atender demandas no âmbito da segurança pública, que sejam necessárias e do interesse do município.

O prefeito Samuca Silva esclarece que, embora a segurança pública seja uma atribuição do governo do estado, a gestão municipal tem adotado medidas importantes para trazer mais tranquilidade à população e colaborar com a redução dos índices de criminalidade na cidade. “A própria criação da Secretaria de Segurança Pública é um exemplo disso; também investimos na Guarda Municipal; e implantamos a Cerca Inteligente, monitoramento por câmeras em todas as entradas e saídas da cidade”, afirmou Samuca, lembrando que está em contato constante com os comandos das polícias Militar e Civil.

Ele avisou ainda que tem projeto para implantação de um Batalhão de Cães na Guarda Municipal, o terreno já foi cedido por um comerciante no bairro Roma; que está firmando um convênio para trazer para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) o banco de dados nacional de veículos furtados e roubados para que sejam identificados ao entrar no município pela Cerca Inteligente. “Além disso, queremos trazer uma Delegacia de Homicídios para Volta Redonda”, falou Samuca.

O secretário Municipal de Segurança Pública, o coronel PM Antônio Goulart, explicou a importância do programa para a cidade.  “Através do PROEIS e a continuidade da parceria entre os órgãos de segurança pública o policiamento ostensivo será intensificado e, consequentemente, a sensação de segurança em Volta Redonda. Com a implantação do programa, toda estrutura de segurança da cidade, polícias Militar e Civil, além da Guarda Municipal, terá suas atividades otimizadas”, falou Goular.

O coronel avisou que o trabalho dos policiais que vão atuar no PROEIS começa nesta sexta-feira, dia 21, e continuará durante todo feriado prolongado de Carnaval. “Em seguida, a princípio, a atuação será concentrada nos Centros Comerciais e entradas e saídas da cidade”, informou Goulart.

O presidente da Aciap (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril) de Volta Redonda, Luiz Fernando Cardoso, afirmou que o investimento em segurança é imprescindível para o comércio, principalmente para as lojas de rua. “Parabenizo o prefeito pela iniciativa. Uma cidade segura tem um comércio forte que gera emprego e renda”, citou.

Também participaram da cerimônia de lançamento do PROEIS o delegado titular da Delegacia de Polícia Federal de Volta Redonda, Pedro Paulo Simão da Rocha; o major da Polícia Militar, Fabrício Caramez Triches, que vai coordenar o programa em Volta Redonda; o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Dalessandro de Assis, e representando o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o major Marcos Paulo de Faria Ferreira, responsável pelo Planejamento Operacional do batalhão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *