Jovem é baleado na Califórnia
17 de outubro de 2012
Acidente mata jovem na Rodovia dos Metalúrgicos
19 de outubro de 2012


Orquestra Sinfônica de Barra Mansa leva o melhor da música brasileira para a Igreja Matriz

Em seu tradicional concerto mensal, a OSBM faz uma homenagem à música brasileira

A OSBM realiza na próxima terça-feira, dia 23 de outubro, um concerto especial na Igreja Matriz de São Sebastião, com um repertório totalmente voltado para a música brasileira. Regida pelo Maestro Rubens Russomano Ricciardi, a Orquestra recebe o violonista Gustavo Silveira Costa e a cantora Verônica Ferriani. O concerto acontece às 20h e tem entrada gratuita.

 Procurando sempre trazer um repertório diversificado, que inclui obras clássicas, contemporâneas, trilhas de cinema, músicas de câmara, desta vez a OSBM inova com um programa totalmente brasileiro. Para realizar esta apresentação a OSBM recebe três grandes artistas, especialistas em música brasileira. O concerto irá mesclar a viola caipira de Gustavo Silveira Costa, com a voz suave de Verônica Ferriani e a sonoridade instrumental da Orquestra, prometendo surpreender os presentes.

O Maestro Rubens Russomano Ricciardi e o violonista Gustavo Silveira Costa são professores do Departamento de Música da USP. Rubens Russomano Ricciardi, além de maestro, é compositor, musicólogo e pianista, formou-se pela ECA da USP, especializando-se pela Universidade Humboldt de Berlim. Atualmente, o maestro é diretor artístico do Ensemble Mentemanuque, do Madrigal Ademus, da USP-Filarmônica, do Festival Música Nova Gilberto Mendes e da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

A viola de Gustavo Silveira Costa é premiada no Brasil, França, incluindo um Grammy Latino, pela interpretação do violeiro de obras de Villa Lobos. O violonista, que se apresentou com a OSBM no Festival Música Nova, este ano, é graduado em violão pela Unesp, tendo se especializado na Escola de Nürnberg-Augsburg, na Alemanha. Recentemente defendeu Metrado e Doutorado sob a orientação do também convidado da noite, Maestro Rubens Russomano Ricciardi.

Para completar a apresentação genuinamente brasileira, a cantora Verônica Ferriani, que é de Ribeirão Preto, como os outros dois convidados. Verônica já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira como Beth Carvalho, Ivan Lins e Francis Hime. Fez, também, temporadas solo, tendo sido vencedora do 22º Prêmio da Música Brasileira, em 2011. A cantora tem dois discos lançados: Verônica Ferriani e Sobre Palavras.

Em 2012 a Orquestra fez grandes apresentações, incluindo o último concerto na Matriz, com Tim Fain, a participação na Mimo, as apresentações no Rio Cello Encounter, no programa Criança Esperança e no Festival Música Nova. Mas a temporada ainda promete algumas surpresas, como a abertura da Árvore de Natal, na Lagoa, e seus próximos concertos na Matriz  de São Sebastião.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa foi criada em 2005, pelo Projeto Música nas Escolas e é formada pelos professores e monitores do Projeto, juntamente com os alunos avançados. Os músicos da OSBM são professores de música nas escolas municipais de Barra Mansa e atendem desde a educação infantil – por meio de aulas de iniciação musical – até o ensino fundamental – com aulas práticas com instrumentos. Atualmente, já são mais 22 mil jovens atendidos pelo Projeto, em contato com diversas culturas musicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *