Aeroporto Agulhas Negras deve ter novas verbas definidas até agosto
3 de março de 2013
Pedágio mais caro na Lúcio Meira a partir desta terça-feira
5 de março de 2013


Começa vacinação contra brucelose bovina em Barra Mansa

Secretaria de Desenvolvimento Rural espera vacinar 900 animais

Começou nesta segunda-feira, dia 04, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a brucelose em Barra Mansa. A doença atinge vacas com idade entre três e oito meses. A campanha vai até o dia 30 de abril e a expectativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural é vacinar aproximadamente 900 fêmeas e atender cerca de 190 produtores.

Três equipes formadas por técnicos da secretaria e da Emater – Rio (A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) realizam a vacinação. O pontapé inicial foi em um sítio no bairro Água Comprida. O produtor rural recebeu bem a equipe e diz ter visto de perto o estrago que a brucelose pode fazer ao gado. “Há 25 anos, em outra propriedade, minhas vacas tiveram brucelose. Nunca mais, desde então, deixei de vacinar o gado. É muito prejuízo e não tem jeito, uma vez com a doença, temos que sacrificar o animal”, contou João Moreira Filho, produtor leiteiro.

A vacina é obrigatória e os médios e grandes produtores, que não são beneficiados com a vacinação gratuita, também devem imunizar seus animais. Apenas com a comprovação de vacinação do gado, o produtor pode obter a Guia de Trânsito Animal (GTA) emitida pela secretaria estadual de Agricultura e Pecuária.

Brucelose – É uma doença infecciosa causada por uma bactéria (brucella abortus) que ataca bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e equinos e pode acometer humanos que tenham contato com restos de placenta, solo, carne ou leite contaminados. A vacinação é obrigatória e caso o animal contraia a doença poderá sofrer redução na produção de leite, abortos espontâneos, esterilidade, perda de peso e deverá ser encaminhado para o abatedouro sanitário.

 “É uma doença que se espalha facilmente e pode trazer muitos prejuízos ao produtor, mas também é fácil ser evitada através da vacina. Pretendemos, nesta primeira etapa, visitar 285 propriedades. Tenho certeza que os produtores de Barra Mansa estão empenhados na campanha”, disse o gerente municipal de Defesa Agropecuária, José Carlos Souza e Silva. A segunda etapa da campanha está prevista para o segundo semestre deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *