GMVR recolhe ônibus escolar sem placa e pneus ?carecas?
26 de março de 2013
Pai nega envolvimento com manicure
28 de março de 2013


?Como ganhar dinheiro na internet? é tema de palestra no Sicomércio Barra Mansa

O comércio eletrônico vem se desenvolvendo rapidamente no Brasil, como resultado do aumento no número de pessoas buscando comprar produtos e serviços pela internet. Segundo relatório feito pela consultoria Forrester Research, o país conta com mais de 80 milhões de usuários conectados à internet, sendo o quarto com mais usuários no mundo, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Índia. Tendo em vista este cenário, o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa realizou na noite da última terça-feira, dia 26, uma palestra sobre ‘Como ganhar dinheiro na internet’.

Cerca de 60 pessoas participaram do evento, realizado no auditório do Sicomércio em parceria com o Instituto Século XXI – Insec21. A palestra foi ministrada pelo empresário e consultor Eros de Castro. “O objetivo é atender a crescente demanda por esses serviços e direcionar as empresas do varejo de Barra Mansa e da região para que possam se beneficiar com as novas oportunidades geradas pela internet, celulares de última geração, tablets e pela televisão interativa, através do comércio eletrônico e do marketing digital”, destacou o palestrante.

De acordo com o presidente do Sicomércio, Magno Andrade, uma das preocupações do sindicato é promover palestras, cursos e workshops para capacitar os lojistas. “Durante o evento, os participantes receberam algumas dicas de como utilizar as ferramentas do comércio digital. Em 2012, esse mercado movimentou só no Brasil cerca de R$ 26 bilhões e vem crescendo a taxas anuais superiores a 30% nos últimos treze anos”, frisou Magno.

Segundo dados da Forrester Research, os brasileiros gastam três vezes mais tempo na internet do que assistindo TV. Os brasileiros ficam 23,8 horas por semana conectados à internet e assistem apenas 6,2 horas de TV. Durante este período, gastam 95% do tempo para consultar e-mails e 81% dedicam às compras. Quanto ao perfil do ‘e-consumidor’, Eros informou que 38% estão inseridos na classe C, com renda entre R$ 1 mil e R$ 3 mil. “A faixa etária que mais compra (60%) tem entre 25 e 50 anos e 70% tem curso superior ou pós-graduação”, informou o palestrante.

De acordo com Eros, o mercado para as pequenas e micro empresas também está em expansão. “Quem já tem uma marca consolidada tem uma grande vantagem no e-commerce, pois o consumidor já tem confiança na loja”, ressaltou. Sobre a divulgação da página na internet, ele informou que pode ser feita através de e-mail marketing, redes sociais e blogs. “Existe plataformas gratuitas na internet e de fácil utilização”, disse.

A comerciante Rosane Simões de Abreu, do segmento de vestuário feminino, ainda não comercializa seus produtos na internet, mas utiliza as redes sociais para divulgar seus produtos. “Há um ano fiz uma página no Facebook onde posto looks de roupas. Além de ser gratuito, o resultado tem sido muito satisfatório. Conquistei clientes que ainda não tinham comprado na loja”, disse.

Já Ricardo Gonçalves, do ramo da informática, tem um site há seis anos e, há aproximadamente um ano começou a vender seus produtos pela página. “Estamos ainda aperfeiçoando o site, mas o retorno tem sido positivo. O comércio eletrônico é uma tendência e temos que utilizar essa ferramenta”, disse, acrescentando que a palestra foi muito enriquecedora.

Workshop – O Sicomércio, em parceria com Instituto Século XXI – Insec21, realizará dois workshops no mês de abril. No dia 10 o curso será sobre ‘Lojas Virtuais’ e, no dia 11, sobre ‘Web Marketing’. O workshop acontecerá das 9 às 18h, com intervalo de uma hora para almoço. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone (24) 3323-2790 ou na sede do Sicomércio, que fica na Rua José Maria da Cruz, número 55, sala 204, no Centro de Barra Mansa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *