GMVR recolhe ônibus escolar sem placa e pneus ?carecas?
26 de março de 2013
Pai nega envolvimento com manicure
28 de março de 2013


Resende implanta projeto voltado para famílias de alunos

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai implantar ainda neste primeiro semestre do ano o projeto “Escola para Famílias”. A iniciativa tem como objetivo principal auxiliar famílias ou responsáveis na formação das crianças, para que haja melhoras no rendimento escolar.

De acordo com a titular da pasta, Rosaly Azevedo, a demanda surgiu durante as visitas do programa “Educação Itinerante”, que no ano passado vivenciou de perto a realidade das escolas da rede municipal.

– A participação mais efetiva dos pais na vida escolar dos seus filhos foi uma das dificuldades apresentadas. Por isso, queremos trazê-los para este contexto, fortalecendo o papel das escolas como instituição educacional e o papel dos responsáveis na formação das crianças – afirma a secretária.

O Escola para Famílias será destinado para pais ou responsáveis encaminhados através do Ministério Público, Secretaria de Educação (escolas e programas educativos), Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância de Resende), Secretaria de Saúde (postos de saúde e programas específicos), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente.

Os órgãos têm atuação em questões voltadas para crianças e nas suas respectivas rotinas de trabalho é possível registrar negligências, abusos ou violências, que possam comprometer o aprendizado dos estudantes.

A ideia inicial é atender 20 pais que participarão de um curso no Ciep 489 – Augusto de Carvalho, no bairro Cidade Alegria. Um dos requisitos indispensáveis para formação de turmas é a entrevista social com a equipe do projeto, que será composta de diretor, assessor de pesquisa, consultor – doutor em Antropologia, secretário, psicólogo, orientador educacional, assistente social e professores.

O curso será dividido em três módulos: A Função da Família, Filhos e As Instituições (Rede de Proteção Municipal). Em cada módulo serão realizadas oito aulas que debaterão temas relacionados à estrutura familiar; origem da família; a importância do ambiente familiar; tipos de família; o papel da família e o significado de ser responsável; castigos e recompensas; liberdade x limites; sexualidade; drogas: vida saudável; tipos de drogas conhecidas pelos nossos alunos; direitos e deveres; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); conselhos; rede municipal de proteção à criança, entre outros.

Os participantes receberão certificados de conclusão e durante dois meses após a formatura, a equipe do programa realizará o acompanhamento escolar das crianças e visitas domiciliares às famílias.

– Em abril, a coordenação do projeto se reunirá com representantes do Ministério Público para traçar a frequência e a permanência dos pais nesta formação. Esta é uma das últimas etapas para a implantação da iniciativa – finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *