Vacinação antirrábica vai até às 16 horas na região de Mauá
29 de junho de 2013
Partidos e coligações formalizam candidaturas em Barra do Piraí
1 de julho de 2013


Barra Mansa e UBM realizam 9ª edição da Olimpíada Especial

Evento reuniu cerca de 900 atletas de 28 municípios do estado do Rio de Janeiro

A prefeitura de Barra Mansa e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) realizaram neste sábado,  a 9ª edição da Olimpíada Especial. O evento aconteceu no Complexo Esportivo do Campus Barra Mansa e reuniu cerca de 900 atletas, de 28 cidades do estado do Rio de Janeiro. O município de Barra Mansa foi representado por atletas do Ceat (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e do Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), da prefeitura, e da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

A abertura do evento contou com a presença dos secretários municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Maria José Cezar (representando o prefeito Jonas Marins); de Governo, Washington Naves; e de Educação, Lusia Melchiades; além da Coordenadora do Ceat (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Anamaria Linhares. O vereador Ueslei Brito (PRTB) também esteve presente.

Mesmo não tendo participado da abertura, por telefone o prefeito Jonas Marins fez questão de demonstrar total apoio do seu governo ao evento. “Apesar de todas as dificuldades, não poderíamos deixar de realizar essa Olimpíada em parceria com o UBM. Nosso governo tem um olhar e um carinho todo especial para eventos como este”, destacou. A secretária de Educação falou da importância do esporte, da educação e da inclusão social: “O esporte é saúde, vida e lazer, e educar é impregnar de sentido tudo o que fazemos a cada instante. A inclusão social é o respeito a dignidade do ser humano. Todos somos capazes, basta-nos oportunidades”.  

Quem também elogiou a iniciativa e se emocionou durante a abertura do evento foi a coordenadora do Ceat. “Desde 1987 participo da educação especial no município e é uma emoção muito grande fazer parte desse evento. O município de Barra Mansa tem procurado levar adiante a educação especial com uma nova visão e grande apoio do prefeito Jonas Marins”, ressaltou Anamaria.

O coordenador de extensão do UBM, Fernando Vitorino, agradeceu a parceria da prefeitura na realização do evento. “Sabemos que o atual governo acabou de assumir e apesar de tantas dificuldades e todas as mudanças, o prefeito Jonas Marins entendeu a importância dessa Olimpíada. Queremos demonstrar a gratidão dessa comunidade acadêmica por ele ter abraçado esse evento”, disse. Segundo Fernando, o UBM segue na busca pela inclusão da pessoa com deficiência não só com a realização de eventos temáticos e debates pertinentes, mas também adequando sua estrutura física com foco na acessibilidade.

A competição – A Olimpíada Especial teve início em 1999 com a participação de apenas cinco instituições e tem crescido anualmente no número de atletas. O evento, que aconteceu durante todo o dia, contou com provas adaptadas de corrida, caminhada, arremesso de peso, lançamento de pelota, cabo de guerra, zig-zag livre, chute a gol, salto em distância sem corrida e com corrida, xadrez, dama, dominó, natação, futsal e voleibol especial.

Rodolfo Aguiar Gomes, de 31 anos, um dos atletas que representou o Ceat no futebol, estava ansioso em participar novamente do evento. “Estou preparado porque treinei muito e com muita expectativa de que vou vencer”, disse, antes de participar da competição, considerada muito importante para ele: “Além de sermos incentivados a praticar esportes, é importante também para que as pessoas não tenham preconceito com a gente”.

Lucia Ferreira Nogueira, de 33 anos, também do Ceat e que competiu nas modalidades lançamento de pelota e salto em distância, concordou com Rodolfo: “É muito bom pra gente que é deficiente participar”.  Já Antônio Carlos de Lima Pinho Cotia, de 24 anos, representou o Capsi no chute a gol. “Estou muito emocionado porque espero o ano todo a chegada dessa Olimpíada. Gosto de participar pois é uma oportunidade de conhecer e conviver com outras pessoas”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *