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Nível de aprendizagem está abaixo da média em escolas públicas de Japeri

Município receberá 1ª audiência pública do projeto MPEduc neste dia 2

Apesar de ter recebido, no ano passado, mais de R$ 62 milhões para a educação, o nível de aprendizagem está abaixo da média em Japeri, na Baixada Fluminense. Em busca de uma solução para esse e outros problemas, o projeto Ministério Público Pela Educação (MPEduc) realiza a 1ª audiência pública no município nesta 2ª feira (2/3), às 14h. A primeira reunião foi no dia 5 deste mês, na sede do Ministério Público de Japeri, com a presença do procurador da república Eduardo El Hage, da promotora de Justiça Renata Christino Cossatis, do prefeito Ivaldo Barbosa dos Santos e de gestores e conselheiros sociais.O objetivo da audiência é saber se o dinheiro público está sendo bem utilizado e identificar quais são os problemas das escolas da região, já que a educação, principalmente nos últimos anos letivos, obtiveram índices menores que as metas esperadas, segundo o (Ideb/MEC). Outra questão é entender como algumas instituições com menos recursos obtiveram melhores índices educacionais do que outras com maiores investimentos. Uma vez que, de acordo com o movimento Todos Pela Educação, o nível de aprendizado obtido pelos alunos de Japeri está abaixo do considerado adequado.

De acordo com o procurador da República Eduardo El Hage “O objetivo do MPEDUC no Município é identificar as causas que estão fazendo com que o IDEB de Japeri, principalmente nos anos finais do ensino fundamental esteja tão abaixo da média. No entanto, em parceria com o gestor, com certeza alcançaremos os resultados almejados.”

O procurador da república Eduardo El Hage apresentou na primeira audiência um vídeo sobre a importância de um plano de educação e como funciona cada etapa do programa. Foi inaugurado ainda, em Japeri, uma nova funcionalidade no site do MPEDUC. Agora será possível consultar onde está cada escola pública no município por meio de um mapa que está na seção “Mapa das Escolas”. Isso vai permitir à comunidade escolar, ao gestor e ao Ministério Público ter uma noção exata de onde estão as carências do município com relação à rede escolar.

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