Patrulha Escolar II recupera carro furtado
9 de março de 2016
Jovem é assassinado no bairro Boa Sorte
11 de março de 2016


Estudantes buscam vaga em olimpíadas de astronomia no exterior

Duzentos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de todo o país vão em busca de vagas para representar o Brasil em olimpíadas de astronomia no exterior. As seletivas acontecem dos dias 13 a 16 de março, em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro.

A primeira etapa, que aconteceu depois da prova nacional da XVIII edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em 2015, foi online, com mais de 3 mil participantes. Já nessa fase, as provas serão presenciais e vão definir os representantes das delegações brasileiras nas Olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, sigla em inglês) e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2016.

– Dentre os 200 alunos, cinco representarão o Brasil na 10ª IOAA, cinco irão para a 8ª OLAA e mais cinco vão integrar a equipe reserva – explica o Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA.

Ainda de acordo com Canalle, os estudantes farão quatro provas, sendo duas teóricas sobre Astronomia e Astrofísica, uma de reconhecimento do céu real e outra de planetário utilizando os planetários digitais da OBA e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Depois de selecionados, os jovens participarão de uma grande preparação com astrônomos e especialistas. A programação contará com treinamentos no Observatório Abrahão De Moraes, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), em Vinhedo (SP) e no Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), em Itajubá (MG). Os encontros serão divididos em grupos de estudos, oficinas de atividades e observação do céu noturno, com instrumentos e de maneira panorâmica, a olho nu.

Eventos internacionais

A décima IOAA vai acontecer na Índia em dezembro. Na edição anterior, que foi na Indonésia, o Brasil obteve quatro menções honrosas, sendo o único país da América Latina a obter premiação.

E a oitava OLAA será na Argentina. Em 2015, o Brasil sediou o evento nas cidades do Rio de Janeiro e de Barra do Piraí, com a equipe brasileira conquistando o 1º lugar no quadro geral de medalhas, com quatro de ouro e uma de prata. Foi o melhor resultado, até hoje, entre todas as edições do evento.

Organização

A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). Em 2016, ela chega à XIX edição e a sua prova acontecerá no dia 13 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *