Polícia prende homem com 186 cápsulas de cocaína em Angra
27 de junho de 2016
Polícia apreende menor suspeito de assalto a padaria no Centro de Barra Mansa
29 de junho de 2016


MPF denuncia prefeito de Cabo Frio (RJ) após quatro advertências

Alair Corrêa não prestou dados sobre recuperação na praia das Dunas

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia à Justiça contra o prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP), por não prestar esclarecimentos no inquérito civil sobre a recuperação ambiental do trecho da Praia das Dunas onde está o abandonado Hotel Acapulco. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decidirá se recebe a denúncia, dando início ao processo penal. Nesse caso, ele responderá pelo crime de omissão dolosa na prestação de dados técnicos indispensáveis para o MP propor ação civil pública (Lei nº 7.347/1985, art. 10).

Na denúncia, a Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2) adverte que uma eventual prestação de informações neste momento não impediria a tramitação do processo, pois o crime descrito pela lei da ação civil pública possui tipo alternativo misto, abrangendo o retardamento no envio dos dados requisitados.

“A segunda, a terceira e a quarta reiterações do pedido do Ministério Público foram recebidas pessoalmente pelo prefeito Alair Corrêa, conforme se nota no carimbo e assinatura no ofício”, afirma a procuradora regional da República Cristina Romanó, autora da denúncia. “O fato apenas corrobora o intuito deliberado do denunciado em não atender às inúmeras requisições do MP, inviabilizando a adequada instrução do inquérito civil para futuro ajuizamento de ação civil pública.”

Desde outubro passado, o MPF na Região dos Lagos vem cobrando informações ao Município de Cabo Frio quanto à possibilidade de negociação para a desapropriação, demolição e recuperação ambiental do local onde se localiza o hotel, conforme sugerido pelo Iphan ao MPF. A cada reiteração do pedido, o MPF deu prazos entre 20 e 30 dias para o prefeito Alair Corrêa prestar informações. Em março, o prefeito já tinha sido advertido de que o descumprimento injustificado da lei poderia motivar a adoção de medidas judiciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *