Lar da LBV para Terceira Idade comemora 60º aniversário
5 de dezembro de 2017
Carro abandonado e depenado é recuperado pela GMVR
5 de dezembro de 2017


Bruno reafirma que incremento do turismo é prioridade e anuncia passeio cultural para Falcão

Prefeito participa de passeio cultural e ecológico no distrito de São Joaquim

Dentro da programação do Festival Primavera Verão, a Prefeitura de Quatis realizará no próximo dia 20 de janeiro um passeio cultural e ecológico a Falcão, distrito da zona rural localizado a 18 quilômetros da área urbana. Nesta data, acontecerá a festa em homenagem a São Sebastião, padroeiro do distrito. A informação foi dada na manhã desta segunda-feira pelo prefeito Bruno de Souza (PMDB), que participou neste domingo do passeio cultural e ecológico a São Joaquim, o outro distrito da área rural do Município.

Ao falar sobre a realização destes dois eventos, o prefeito reafirmou que o incremento do turismo representa uma das prioridades do seu atual mandato visando gerar renda e empregos, além de ampliar a receita financeira da cidade para a realização de obras e serviços com recursos próprios.

Dados do Ministério do Turismo, que foram divulgados no final do ano passado, mostram que o setor gerava mais de três milhões de empregos. O mesmo levantamento apontou ainda as seguintes informações: o Brasil é a décima economia de turismo do mundo; e recebe 6,4 milhões de turistas estrangeiros por ano.

O passeio ecológico e cultural em direção a São Joaquim, e no próprio distrito, começou logo pela manhã com o encontro de ciclistas na Praça Teixeira Brandão, no Centro. No trajeto para a zona rural, eles se juntaram a dezenas de pessoas que, em São Joaquim, fizeram uma trilha até o cruzeiro local, participaram de um almoço comunitário, assistiram à apresentação de um espetáculo de dança e acompanharam uma roda de violeiros. Já as crianças puderam brincar através do “Programa Domingo Feliz”, que vem levando atividades recreativas, culturais, esportivas e lazer para as comunidades urbanas e rurais.

– Além de São Joaquim e Falcão, vamos promover passeios também a outras regiões da zona rural, entre as quais eu cito a comunidade de Joaquim Leite. Nosso objetivo é proporcionar aos moradores da nossa própria cidade e de outros municípios a oportunidade de conhecer as nossas belezas naturais, os nossos atrativos históricos, a nossa riqueza cultural e as nossas celebrações religiosas – declarou o prefeito, destacando que a festa de São Sebastião, em Falcão, representa um dos eventos principais do calendário oficial de Quatis.

Situado a 22 quilômetros do Centro de Quatis, o distrito de São Joaquim é conhecido também pelos casarões em estilo colonial construídos no século passado e tem duas igrejas históricas (de São Joaquim e Nossa Senhora do Rosário), além de cachoeiras que ocupam uma extensão aproximada de oito quilômetros. Uma das referências do distrito, o cruzeiro possui trilhas para caminhadas numa extensão de aproximadamente dois quilômetros. Ele foi construído na década de 1950. Nos séculos passados, São Joaquim também esteve entre os trajetos principais percorridos pelos tropeiros. Atualmente, se destaca como uma das áreas principais da produção agropecuária.

– A agropecuária se mantém como a atividade principal da economia de Quatis, e tem recebido todo o apoio necessário da prefeitura no sentido de ser fortalecida cada vez mais. Mas a nossa administração é consciente do vasto e rico potencial turístico da cidade, motivo pelo qual estamos trabalhando com o objetivo de incrementar o turismo como segmento alternativo para o crescimento econômico e social do nosso Município – acrescentou Bruno de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *