Obra na Beira Rio em Barra Mansa sofre ataque de vândalos
22 de janeiro de 2018
Lobo-guará foi submetido a uma cirurgia e se recupera bem no zoológico do Rio
22 de janeiro de 2018


Presidente da CDL BM fala sobre as principais lições da NRF para o varejo brasileiro

Cerca de 35 mil pessoas passaram pelo maior evento do varejo no mundo – a NRF Big Show 2018 – que aconteceu entre os dias 14 e 16 de janeiro, em Nova Iorque. Entre os participantes, estava Xisto Vieira Neto, presidente da CDL de Barra Mansa, que, pela primeira vez, teve a oportunidade de conhecer as tendências do segmento a nível mundial e trazer Barra Mansa um pouco das lições obtidas ao longo da 107ª. edição da feira.

Xisto pondera que tanto os avanços tecnológicos como a constante mudança de comportamento do consumidor obrigam os setores de varejo a se reinventarem a cada dia, a fim de sobreviver em meio a esse ambiente tão competitivo. “Na NRF falou-se muito no foco da experiência do cliente na loja. Muito mais do que a venda é a experiência positiva do cliente, feliz por estar consumindo e gerando aquela fidelidade com a empresa”, pontuou o presidente da CDL BM.

Ainda segundo Xisto, outro assunto de bastante destaque na NRF foi a ‘Omnichannel’, tendência do varejo que visa integrar todos os canais utilizados por uma empresa. “Tinha-se uma preocupação de que a loja física fosse morrer e só as virtuais iriam sobreviver. Concluiu-se que não. Que a loja física é mais um canal. Tanto que lojas que só existiam no mundo virtual, como a Netshoes e a Amazon, agora possuem lojas físicas também. Além disso, hoje, a loja física tem que aprender a usar as redes sociais, em especial o Instagram. Considerou-se no evento que muitas decisões de compra são baseadas em visitas ao Instagram, mais até do que outras mídias. O cliente, muitas das vezes, pesquisa o produto nas mídias sociais, mas quer ir comprar na loja e já chega lá com conhecimento. Muitas lojas também oportunizam a chance de o cliente comprar na loja virtual e buscar o produto na loja física. O custo de remessa é bem menor, além de promover um conforto para o cliente”.

A segurança de dados também esteve em destaque entre os temas abordados. “Fiquei impressionado com os avanços tecnológicos, principalmente no quesito ‘segurança’. Leitores de código de barra mais avançados, etiquetas inteligentes, que mostram preço e especificações do produto, tudo muito moderno e fácil, visando também à redução do atrito na compra. A compra tem que ser uma coisa fácil. O cliente gostou, comprou e levou. Não tem atrito de mau atendimento ou de ‘não entendi o produto’”, exaltou o empresário.

Para Xisto, uma das melhores palestras da NRF 2018 foi conduzida pelo vice presidente do Alibaba nos EUA, Lee McCabe, que falou sobre o varejo na China, o perfil dos negócios e os avanços em relação ao comércio eletrônico e local. “A feira é de proporções fantásticas, enorme. E este ano trouxe muitas startups, pequenos empresários. Essa palestra mostrou um país com números fabulosos. Eles têm na plataforma deles tudo conectado: pagamento, divulgação, pesquisa. Tudo ligado de uma forma incrível que hoje aqui fora não é. O IOS não conversa com Android, o Google não conversa com Facebook. É muito curioso como a gente vê isso todos os dias e não repara que realmente é assim”.

A troca de experiências com empresários dos diversos setores, com vários pontos de vista, também foi bastante positiva, segundo Xisto. “Teve uma palestra com um empresário que comprou uma indústria de iogurte falida, reformulou e começou a fabricar iogurte grego. Ele refez a indústria e isso está bombando nos Estados Unidos”, lembrou o presidente da CDL BM, acrescentando: “Fora a feira, o rodar em Nova Iorque e ver como o comércio funciona, como as lojas atuam, o apelo comercial que tem numa metrópole deste tamanho, onde tudo é muito voltado para o consumo e o consumo é fácil. Lá você tem que tomar cuidado, se não você consome mais do que deve. Eles trabalham muito a marca, o atendimento nas lojas, o padrão, a beleza, a agilidade no pagamento, o checkout. Foi uma grande experiência, sem dúvida. É muita coisa nova. Volto pra Barra Mansa cheio de idéias na bagagem que, de alguma forma, tentarei transmitir ao máximo aos associados da CDL e lojistas do município”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *