Volta às aulas na rede pública de VR teve entrega dos novos kits escolares
5 de fevereiro de 2018
Barra Mansa intensifica vacinação em novo cinturão de bloqueio vacinal
5 de fevereiro de 2018


Barra Mansa terá educação em tempo integral

Seis escolas estão sendo preparadas para atender aos alunos além da grade curricular tradicional, com novidades como oficinas de robótica, empreendedorismo e quatro tipos de idiomas

A Secretaria de Educação de Barra Mansa está com várias inovações para o ano letivo 2018. Uma delas, é a educação em tempo integral, que começa a ser implementada na Rede Municipal em seis das 72 unidades escolares. A perspectiva é alcançar aproximadamente 4,5 mil alunos com conteúdos além da grade curricular tradicional, inovando com oficinas aulas de xadrez educativo, musicalização, artesanato, empreendedorismo, formação profissional, robótica, atividades esportivas e ensino de línguas – espanhol, francês, inglês e alemão – para alunos do 6º ao 9º ano, e inglês e espanhol – para alunos do 1ª ao 5º ano.

Para atender os pais e responsáveis com dúvidas sobre a implementação do ensino integral, a Secretaria de Educação tem se reunido abrindo o diálogo entre escola, comunidade e família. Nesta segunda, dia 5, foram realizadas três reuniões no bairro Vista Alegre com os pais dos estudantes das Escolas Municipais Eliete de Oliveira Ferreira, Leonel de Moura Brizola e Padre Anchieta. Nesta terça, dia 6, serão realizadas reuniões com os pais das seguintes unidades: Colégio Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista, bairro Roberto Silveira às 9h; CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro às 14h e Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, no bairro Boa Vista II às 16h.

Presente na reunião para os pais dos alunos da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, na Vista Alegre, a vice-prefeita Fátima Lima destacou que Barra Mansa está dando um importante passo para o desenvolvimento escolar dos alunos, sendo pioneira no ensino integral na região. “O prefeito Rodrigo Drable e eu estamos cumprindo não só a lei federal que determina que a escola pública passe a implementar o ensino integral, como também cumprindo um compromisso firmado. Essa é uma oportunidade de ter acesso ao conhecimento que talvez o aluno nunca poderia ter. Barra Mansa sempre saiu na frente, foi assim com o Música nas Escolas, e será com o ensino em tempo integral”, afirmou.

As aulas da educação integral começam em datas específicas, no dia 19 de fevereiro na Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira (1º ao 3º ano), Escola Municipal Leonel de Moura Brizola (4º ao 5º ano) e no Colégio Municipal Padre Anchieta (6º ao 9º ano), todas no bairro Vista Alegre. O Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, no Boa Vista II, funcionará com as duas modalidades educacionais, integral para 1º ao 5º ano e regular do 6º ao 9º ano, ambas com aulas a partir do dia 19 deste mês. No dia 1º de março, outras duas escolas começarão as aulas em período integral: Colégio Municipal Prefeito Leonisio Sócrates Batista, no bairro Roberto Silveira para alunos do 1º ao 5º ano e no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro para estudantes do 6º ao 9º ano.

Segundo o secretário de Educação, Vantoil de Souza, toda estrutura necessária para atender as exigências do PNE (Plano Nacional de Educação), o qual estabelece que até 2024, 50% das escolas públicas devem oferecer educação em tempo integral, está sendo preparada.

Vantoil ressaltou que a partir das escolas em tempo integral as unidades escolares deixarão de ser somente um espaço de aprendizagem para se transformarem em um local de desenvolvimento de políticas públicas, como cultura, assistência social, esporte, meio ambiente, direitos humanos e projetos fundamentados em princípios éticos e humanísticos. “A meta é ampliar as possibilidades do universo cultural e o aprendizado de iniciação tecnológica e digital, além de viabilizar maior formação acerca da consciência de uma cultura educacional de paz e de preservação ambiental”, disse.

Os alunos da educação integral ficarão nas escolas de 7 às 17 horas. Eles receberão cinco refeições diárias, com café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. As escolas foram adaptadas para que os alunos tomem banhos após a prática de atividades físicas. “Vamos intercalar as aulas convencionais com as aulas extras visando imprimir um novo dinamismo na rotina escolar dos estudantes, estimulando o aprimoramento de seus conhecimentos, a ampliação de suas perspectivas de futuro, com foco na vida profissional. Outra vantagem desta modalidade de ensino é reduzir o tempo dos nossos alunos na rua, evitando envolvimento com atividades ilícitas”, detalhou Vantoil de Souza.

Para atender as demandas da educação integral foram construídas novas salas, implantados módulos educacionais e estão sendo adquiridos móveis e equipamentos para perfeito funcionamento das unidades. Apesar das adequações que já estão sendo realizadas, se houverem outras necessárias, serão tratadas como prioridade pela Secretaria de Educação. “Com relação à mão de obra, vamos aproveitar, como por exemplo, as 23 instrutoras de ensino profissional que pertencem à Rede Municipal de Educação para as aulas de culinária, corte e costura, cabeleireiro e barbeiro, manicure e pedicure, artesanato, pintura, cerâmica, entre outros”, disse o secretário.

Sobre o início do ano letivo após a primeira quinzena do mês, Vantoil afirmou que não haverá perdas. “O conteúdo e a qualidade do ensino não ficarão comprometidos para os alunos que iniciarem o ano letivo no meio do mês de fevereiro ou no início de março porque com as escolas em tempo integral a carga horária será dobrada permitindo a recuperação das aulas da grade curricular. Além disso, os dias perdidos serão repostos com as atividades diversas”, ressaltou o secretário, salientando que a partir da próxima semana, os pais e responsáveis serão convidados a conhecerem a educação em tempo integral.

Horário das reuniões nesta terça, dia 6

9h – Colégio Municipal Prefeito Leonísio Sócrates Batista, bairro Roberto Silveira

14h – CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, bairro Centro

16h – Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior, bairro Boa Vista II

Escolas com Educação Integral:

Aulas a partir do dia 19/02/2018

Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira – Vista Alegre – 1º ao 3º ano –

Escola Municipal Leonel de Moura Brizola – Vista Alegre – 4º ao 5º ano

Colégio Municipal Padre Anchieta – Vista Alegre – 6º ao 9º ano

Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Junior – Boa Vista II – 1º ao 5º ano horário integral / 6º ao 9º em tempo regular

Aulas partir do dia 01/03/2018

Colegio Municipal Prefeito Leonisio Sócrates Batista – Roberto Silveira –  1º ao 5º ano

CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva – Centro – 6º ao 9º ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *