Novos equipamentos vão ampliar ofertas de exames na Saúde
23 de março de 2018
Acidente deixa dois feridos no Acesso Oeste (Resende)
23 de março de 2018


Febre amarela: mais de 90 mil pessoas já foram imunizadas em Resende

Esta semana, Ministério da Saúde recomendou a vacinação em todos os municípios brasileiros

Agora é para todo território nacional. O Ministério da saúde ampliou a área de recomendação para vacinação contra a Febre Amarela, visando imunizar o maior número de pessoas e protegê-las contra a circulação do vírus no próximo ciclo da doença. Em Resende, a meta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar 107.482 pessoas. Dessas, mais de 90 mil já foram imunizadas com a dose única (0,5 ml), o que significa que elas estão protegidas para o resto da vida, sem precisar de doses de reforço.

A estratégia de vacinação em todo o Brasil será feita de forma gradativa, sendo que os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia são os primeiros a estenderem a vacinação – uma medida considerada de vital importância pelo secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira.

– A decisão do Ministério da Saúde reafirma a importância da vacinação como único instrumento eficaz de combate à proliferação, em nosso país, desta doença que possui uma altíssima taxa de letalidade. Esta ação é de prevenção, não de emergência, pois a melhor forma de evitar o vírus é vacinando a população – destaca o secretário de Saúde, Alexandre Vieira, lembrando que a vacina continua sendo aplicada em todos os Postos de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no Centro Municipal de Imunização, em frente ao Colégio Santa Ângela, 8 às 14h.

Público Alvo

A vacina é indicada para pessoas com idade entre nove meses e 60 anos, sendo que os idosos precisam apresentar uma autorização do médico que acompanha seu estado de saúde regularmente. As contraindicações são para os pacientes com reação alérgica à proteína do ovo; mulheres gestantes ou que estejam amamentando bebês menores de nove meses; pacientes que fazem radioterapia e quimioterapia; que utilizam corticóides; pessoas em tratamento com imunossupressores e portadores de doenças autoimunes. Também não devem se vacinar bebês menores de nove meses; pessoas que tomaram a vacina nos últimos 10 anos; portadores de doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas; e portadores de HIV/AIDS (só com autorização médica).

Vítimas no Brasil e na região

Entre 1º de julho de 2017 e 13 de março de 2018, foram confirmados em todo o país 920 casos de febre amarela, com 300 óbitos. No total, foram notificados  neste período 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 ainda permanecem em investigação. Já na região Sul Fluminense e na Costa Verde o número de casos confirmados este ano chegou a 68, com 30 mortes. Em Resende, graças às ações desenvolvidas pela Prefeitura, que realizou dois dias D de vacinação, levou equipes móveis para indústrias e o comércio, nenhum caso da doença foi registrado até agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *