Volta Redonda terá R$ 30 milhões para Orçamento Participativo
17 de abril de 2018
PRF prende motorista por uso de documento falso na Dutra (Itatiaia)
17 de abril de 2018


Escola Municipal de Volta Redonda tem aula ao ar livre

Cerca de 60 alunos da Escola Paulo VI participaram do passeio pelo bairro Açude

Com o objetivo de alinhar o conhecimento adquirido em sala de aula à prática, os alunos da Escola Municipal Paulo VI, do bairro Açude I, em Volta Redonda realizaram na tarde desta terça-feira, dia 16, uma aula diferente. Os quase 60 alunos do terceiro ano da escola estiveram na Rua Pedro Elias de Moura, mais conhecida como “Rua da Caixa d’água” para aprender um pouco mais sobre geografia. Atualmente os alunos estão estudando relevo e hidrografias, que estão presentes na paisagem do bairro.

“Associar os conhecimentos em sala de aula a realidade é muito relevante para o desenvolvimento, pois permite que os alunos aprendam a utilizar o conhecimento adquido e desta forma, possam estabelecer novas relações com o mundo”, afirmou a secretária de Educação, Rita Andrade.

Segundo a diretora da Escola Municipal Paulo VI, Geralda Chagas, a ideia de levar os alunos para uma aula ao ar livre foi de uma professora da unidade escolar.“Procuramos levar os alunos para vivenciar e colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula. A ideia surgiu de uma professora que mora no bairro, e percebeu a chance de ilustrar de forma mais real o conteúdo que é estudado”, contou.

Além dos alunos, as professoras contaram com a participação de seis mães convidadas pela escola para compartilhar da ação. Para Andreia Maria Silva, mãe do pequeno Lucas, a participação dos pais é muito importante para o desenolvimento dos alunos.

“Recebi o convite da professora para que as mães pudessem participar. Essas visitas ajudam no conhecimento e no desenvolvimento dos alunos. Os pais precisam estar inseridos nessas ações. Sempre fui muito participativa e ativa na escola do meu filho, e acho que todos devem estar presentes em ações promovidas pela escola”, contou.

De acordo com Jhennifer, de 9 anos, a visita foi muito diferente de aprender em sala de aula. “Eu vi o que é vegetação, relevo, montanha, planície e um monte de coisa que a professora falou na sala. Aprendi que nossa escola fica dentro de um vale, sei também o que é natural e o que foi modificado pelo homem. Achei super legal a visita”, disse.

Segundo o prefeito Samuca Silva, o professor é um motivador “O professor motiva e orienta os alunos, trazendo para perto dele as realidades de cada local. Isso é de grande importância para que esses alunos possam conhecer e principalmente fortalecer as características do bairro em que vivem e assim podem participar mais ativamente da comunidade local e ajudar a transformá-la”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *