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Dia do Livro Infantil é comemorado com projetos de leitura nas escolas municipais

Mais de 880 alunos da Educação Infantil participam das atividades

Viajar e aprender sem sair do lugar. Esse é o poder trazido pelos livros, que na infância começam a encantar pelas cores, formas e inúmeras possibilidades de histórias. Nesta quarta-feira, 18, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil e, em celebração à data, mais de 880 alunos da Educação Infantil (Pré, Maternal, 1º, 2º e 3º ano) da rede municipal de ensino de Porto Real realizaram atividades que remetem às histórias de Contos de Fadas desde o início da semana.

Na quarta-feira, 18, a Escola Municipal Cruz e Souza deu início ao Projeto Leitor 2018, através de uma peça de teatro musical e da prática de contação de história, com temas do universo infantil. De forma lúdica e dinâmica, foi feita uma grande interação entre comunidade escolar e alunos, que, juntos, desenvolveram atividades de reconhecimento do alfabeto. “A identificação das letras do alfabeto permite maior interação entre pais e filhos”, avalia a pedagoga e escritora da rede municipal de ensino, Rosimar Barbosa, que contou a história do clássico “Os Três Porquinhos”. A iniciativa da unidade segue até o mês de setembro deste ano, desenvolvendo o hábito dos alunos pela leitura.

Para a diretora adjunta, da Escola Cruz e Souza, Cristiane Sá, pelo fato de a equipe da unidade representar um polo de alfabetização, é um dever alimentar o gosto pela leitura nos alunos, trabalhando a imaginação e o amor pelos livros. “Durante o projeto, os alunos levam uma pastinha recheada de materiais de leitura, semanalmente, em forma de rodízio, para trabalharem o conteúdo em casa juntamente aos pais ou familiares e o mesmo é realizado em sala de aula, na unidade escolar”, explica.

Nesta terça-feira, 17, foi a vez de a Escola Professora Eliana Provazi promover o Projeto Era Uma Vez, que proporcionou um momento especial com exposições de projetos de leituras, releituras e apresentações de musicais dos alunos, que encantaram os estudantes. Segundo a diretora Nívea Antunes, é gratificante ver crianças tão pequenas interessadas nos livros. “O estimulo à leitura ainda na infância desperta nos estudantes a criatividade e as habilidades necessárias para toda a vida”, argumentou.

“Quanto mais cedo o estudante iniciar a prática da leitura, mais fortalecida fica na mente”, reforça o secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva. Ele defende também que existem três fatores extremamente relevantes para a alfabetização: a escola, a equipe escolar e a participação dos pais desses estudantes.

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