Malote com 17 mil é roubado em Paty do Alferes
21 de junho de 2018
Polícia Militar prende dois suspeitos com fuzil, drogas munições no bairro Santa Cruz
21 de junho de 2018


Camerata do Música nas Escolas realiza concerto da Temporada 2018

Evento é nesta quinta-feira (21/06), na sede do Projeto, no Parque da Cidade

A Camerata de Cordas do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa realiza nesta quinta-feira, dia 21, às 20 horas, na sede do Projeto – localizada no Parque da Cidade, no Centro – seu concerto da Temporada 2018. O evento tem classificação livre e entrada gratuita.

No repertório, obras de Albinoni, Stamitz, Holst e Telemann, contando esta última com solo do violista Adllas Gabriel. Segundo o regente do grupo, Elizeu Moreira, o programa, composto por quatro peças, apresenta duas sinfonias – dos compositores italiano e checo, Tamaso Albinoni e Johann Stamitz, respectivamente.

– São obras do período Barroco e diferenciam-se por serem divididas em três partes, utilizadas em aberturas de obras mais extensas, como óperas, por exemplo – ressaltou.

O regente contou que o grupo vem se preparando desde o início das atividades deste ano para o concerto. Elizeu explica que a Camerata está com novos integrantes e que, para esses músicos, este será um concerto de estreia.

– A Camerata não é um grupo fixo, ela é formada por alunos de instrumentos de cordas que se destacam em outros grupos e, através de audições internas, passam a integrá-la também – explicou.

O evento é uma realização da Prefeitura e Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, com patrocínio do Ministério da Cultura, CCR Nova Dutra e Saint Gobain, e apoio do Instituto Cultural Municipal.

CAMERATA – A Camerata é um grupo orquestral formado por um número menor de músicos e que, ao contrário da orquestra sinfônica, não costuma ter todos os tipos de instrumentos – os de corda, sopro e percussão. O mais comum é que elas tenham apenas um deles. A Camerata de Cordas é composta por violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Ela executa a chamada “música de câmara”, ou seja, música erudita para pequenos espaços.

Confira o programa:

Tomaso Albinoni

Sinfonia em Sol Maior

(Allegro- Adagio-Allegro)

Georg Philipp Telemann

Concerto para Viola e Cordas em Sol Maior

(Largo- Allegro-Andante- Presto)

Johann Stamitz

Sinfonia em Sol Maior para Cordas

(Allegro- Larghetto-Presto)

Gustav Holst

Brook Green Suite

(Prelude- Air-Dance)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *