Inscrições para a Chamada Escolar 2019 começam em Volta Redonda
27 de agosto de 2018
Descarte de lixo eletro eletrônico alcança 10 toneladas em Resende
27 de agosto de 2018


OSBM apresenta concerto com solos de músicos da própria orquestra

Em meio a solistas e regentes convidados, a Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa vem sendo marcada também pela realização de concertos tendo como solistas músicos que a integram. Assim será no próximo concerto da orquestra, que acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 20 horas, no Instituto Cultural Municipal, no Centro, em Barra Mansa. Ao todo, serão sete solistas se apresentando, entre eles o próprio regente da noite, Daniel Guedes, tocando viola.

O repertório será composto por obras de Clóvis Pereira, Vivaldi e Mozart. Além de Daniel, farão os solos os violinistas Elizeu Moreira, Luanda Freitas, Luís Oliveira, Olga Galeano, Ramon Feitosa e a violoncelista Priscila Assumpção.

– Esse programa contará com uma formação mais camerística da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, trazendo esses três compositores de três períodos distintos, o período Barroco, representado por Vivaldi, o Classicismo de Mozart e a música brasileira atual de Clóvis Pereira – explicou o regente Daniel Guedes.

A noite começa com “3 Peças Nordestinas”, do compositor brasileiro Clóvis Pereira, que tem ainda em seu repertório frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e peças para orquestra sinfônica. “Clóvis Pereira, compositor pernambucano, escreve música harmorial, inspirada no Sertão Nordestino, nos ritmos do Nordeste, como o maracatu e vários outros, e essa peça também terá pequenos solos de diferentes instrumentos da orquestra”, contou Guedes. Em seguida, a OSBM apresenta “Concerto em Si Menor Para 4 Violinos Op.3 No 10”, que faz parte de um conjunto de concertos para instrumentos de cordas escrito pelo compositor italiano Antonio Vilvaldi. Para encerrar, a orquestra executa “Sinfonia Concertante em Mi Bemol Maior Para Violino, Viola e Orquestra K 364”, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Essa sinfonia foi utilizada na trilha sonora de alguns filmes, podendo, inclusive, ser ouvida, brevemente, no filme “Amadeus”, inspirado na vida dos compositores Mozart e Salieri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *