STMU realiza fiscalização nos ônibus do bairro Eucaliptal
27 de novembro de 2018
Associação dos Portadores de Parkinson faz exposição em VR
27 de novembro de 2018


Casa da Cultura divulga programação do XVII Fester

Festival, que será realizado entre os dias 1º a 9 de dezembro, em diversos locais, terá sete espetáculos e diversas oficinas

A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda divulgou nesta terça-feira, dia 27, a programação do XVII Festival de Teatro de Resende (FESTER), que trará para o público sete espetáculos teatrais, que serão encenados ao ar livre, além de diversas oficinas. De acordo com a Fundação Casa da Cultura, este ano, quatro companhias do Rio de Janeiro, duas de Resende e uma de Santa Catarina, participarão do Festival, considerado um dos mais importantes do Estado do Rio. O FESTER 2018 começa no próximo sábado, dia 1º de dezembro, e se estende até o dia 9.

A grande novidade desta edição, é que, pela primeira vez, as apresentações do Festival acontecerão em diferentes pontos do município para facilitar o acesso de toda a população à arte e à cultura. Entre eles estão localidades da zona rural, como Vargem Grande, Engenheiro Passos, Fumaça e Serrinha, além de espaços públicos situados no perímetro urbano, como as Praças do Centenário e da Matriz, além dos Parques das Águas e Tobogã, entre outros.

A seleção dos espetáculos foi realizada por uma comissão julgadora composta por três profissionais especializados em Artes Cênicas e Visuais, que avaliaram os aspectos e características de cada grupo, de acordo com as modalidades propostas. As apresentações públicas serão realizadas entre os dias 1º e 9 de dezembro, sendo que nos dia 3 e 5 não haverá apresentações e sim oficinas, que acontecerão no Espaço Z.

A presidente da Fundação, Denise Assis, salienta que, este ano, um dos grandes objetivos do FESTER é fomentar a formação de platéias em espaços abertos e também na zona rural. Por isso, a iniciativa de levar para essas comunidades espetáculos que prometem encantar o público, como “João e Maria na Perna de Pau”, “Essas Mulheres…” e “Uma Mala para Dois Palhaços”, que serão encenadas em Vargem Grande, Fumaça e Serrinha, por exemplo. A presidente lembra ainda que o teatro tem um papel fundamental para despertar o interesses pela cultura e a arte, principalmente na infância e na adolescência.

– A partir deste final de semana, quando começam as apresentações, nossa cidade vai respirar cultura, com oportunidade para todos os públicos. E o pontapé inicial será dado na manhã de sábado, na Cidade Alegria, quando teremos a apresentação do espetáculo “Essas Mulheres”, do Rio de Janeiro. Já à tarde, ele estará na comunidade de Vargem Grande, na Praça da Igreja – conta a presidente, lembrando que o festival não tem caráter competitivo e que todos os grupos/companhias que se apresentarem na mostra receberão um prêmio de participação, cujo valor está fixado em R$ 5 mil (espetáculos nacionais) e R$ 2.500 (espetáculos locais).

Confira a programação completa:

Dia 01/12

Espetáculo: “Essas Mulheres…”, do Rio de Janeiro

10h – Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria

14h – Praça da Igreja São Sebastião, em Vargem Grande

Dia 02/12

Espetáculo: “Uma Mala para Dois Palhaços”, do Rio de Janeiro

10h – Parque Tobogã, na Vila Julieta

14h – Praça da Vila da Fumaça

Dia 03/12

Oficinas

Local: Espaço Z, às 10h e 14h

Dia 04/12

Espetáculo: “O Incansável Dom Quixote”, do Rio de Janeiro

10h – Praça da Matriz

14h – Calçadão de Campos Elíseos, próximo ao totem de monitoramento

Dia 05/12

Oficinas

Local: Espaço Z, às 10h e 14h

Dia 06/12

Espetáculo: “Cirquinho”, de Resende

10h – Em frente a E.M. Dr. Jorge Miguel Jayme, Rua 1, na Vila Isabel

14h – Praça do Centenário

Dia 07/12

Espetáculo: “João e Maria na Perna de Pau”, do Rio de Janeiro

10h – Praça da Serrinha do Alambari

15h – Praça São Pedro, no Surubi

Dia 08/12

Espetáculo: “O Casamento Suspeitoso”, de Resende

10h – Lote 10, em Visconde de Mauá

14h – Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Paraíso

Dia 09/12

Espetáculo: “Flor de Memória”, do Rio de Janeiro

10h – Parque das Águas

14h – Praça da Igreja São Benedito, em Engenheiro Passos – 14h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *