Espetáculo Beneficente “Mulher na TPM até o diabo treme”
30 de março de 2019
Centro do Idoso realiza concurso Miss Barra Mansa Melhor Idade 2019
30 de março de 2019


Prefeitura promove segunda etapa da campanha de exames preventivos 2019

Neste sábado, dia 30, 15 unidades de saúde estarão em funcionamento de 8h às 16h, para o atendimento feminino especial

A Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a campanha de exames preventivos contra o câncer de colo de útero e de mama, neste sábado, dia 30, entre 8h e 16h. Será a segunda etapa do mutirão de 2019, que contemplará 15 unidades de saúde do município. Na primeira fase deste ano, que ocorreu no último dia 16, foram realizados 352 exames preventivos, que resultaram em 20 solicitações de mamografia e cinco encaminhamentos para a especialidade de ginecologia, nos 15 postos de saúde atendidos.

Em 2018, o governo municipal estendeu as ações de saúde promovidas durante a campanha Outubro Rosa, entre os meses de julho e dezembro. Os mutirões dos exames, que começaram três meses antes do período comemorativo e terminaram um mês depois, foram concluídos com 1.971 mulheres atendidas. No decorrer de todo o ano passado, de acordo com dados do Ministério da Saúde, foram contabilizados 8.760 atendimentos no município. Com o intuito de ampliar o número de exames preventivos feitos na rede pública, a Prefeitura está dando continuidade ao sucesso do ano passado, com a edição 2019 da mobilização em prol da saúde feminina.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, o público-alvo da campanha são mulheres com a faixa etária de 25 a 64 anos, especialmente, as que trabalham fora durante a semana.

— As mulheres devem fazer periodicamente, os exames ginecológicos de rotina. O papanicolau é um teste feminino baseado em uma análise citopatológica, que serve para detectar o câncer de colo do útero, entre outras doenças. Também será realizado o procedimento físico das mamas, além de orientações do autoexame. Já a mamografia é recomendada para mulheres a partir de 50 anos de idade, após o rastreamento. Lembrando que, se houver indicação médica, a mamografia é realizada em qualquer idade. A campanha é destinada, principalmente, para aquelas que trabalham durante a semana, e acabam adiando os exames médicos. O foco é a faixa etária das mulheres que têm vida sexual mais ativa. O câncer de mama, por exemplo, está no topo da lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras. O diagnóstico precoce aumenta a chance de cura – frisou, destacando que, durante o mutirão, poderão ser solicitadas mamografias, além de encaminhamentos para ginecologista.

Os mutirões acontecem quinzenalmente. Neste sábado, serão contemplados os seguintes postos: Unidade de Saúde Resende – Posto do Estado (Rua Doutor João Maia, bairro Centro); Unidade Básica de Saúde – UBS Cidade Alegria (Avenida das Mangueiras Sul); Policlínica do Manejo (Avenida Tenente-coronel Adalberto Mendes); e nas Unidades de Saúde da Família – USFs Liberdade (Rua Barão do Rio Branco), Surubi (Rua Rodolpho Annechino, Surubi Velho), Paraíso (Praça Zeferino de Oliveira), Engenheiro Passos (no distrito), Cabral/Alambari (Estrada da Vargem Grande), Jardim Alegria e Jardim Beira Rio (Rua F, Jardim Alegria), São Caetano (Rua Vinícius de Moraes), Vicentina/Santo Amaro (Rua Prefeito Clodomiro Maia), Cidade Alegria (Rua das Violetas), Barra I (Rua Isaac Politi), Barra III (funcionando temporariamente na Rua Seis) e no Condomínio Gardênia/Tulipa (Parque Minas Gerais, na região das Barras).

Os exames são realizados no ato do comparecimento. No decorrer da campanha, para a interessada ser beneficiada, basta ser moradora de Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde) e o documento de identidade. As próximas datas e localidades contempladas serão divulgadas pela Prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *