Secretaria de Polícia Civil reforça Delegacia de Porto Real com mais três viaturas
15 de junho de 2019
Porta da Arena Esportiva amanhece quebrada no bairro Niterói
15 de junho de 2019


Festival de Inverno de fanfarras e bandas será neste domingo em Engenheiro Passos

Corporações de várias cidades vão se apresentar no concurso nos períodos da manhã e da tarde, na Cohab

Este domingo, dia 16, será animado em Engenheiros Passos, distrito do município de Resende, com o Festival de Inverno de Fanfarras e Bandas. O Concurso de Bandas e Fanfarras (Confaban) será realizado em dois blocos, nos períodos da manhã e da tarde, na Cohab (Conjunto Habitacional) da Avenida das Camélias, nas proximidades da sede da Administração Regional do distrito. O concurso promovido pela Prefeitura de Resende reunirá corporações de várias cidades.

A abertura oficial ocorrerá às 8h e meia hora depois haverá apresentação especial com a fanfarra do Programa “Gente Eficiente”, desenvolvido pela Prefeitura. Criada em 2017,a banda “Gente Eficiente” conta atualmente com 45 componentes. O governo municipal disponibilizou palco, som e iluminação especiais, banheiros, além de esquema de segurança e trânsito com a Guarda Civil Municipal, para montar a estrutura do concurso. De acordo com o superintendente de Eventos da Prefeitura, Júlio César Barbosa da Silva, a infraestrutura foi organizada para receber representantes de diversos municípios, com o objetivo de valorizar a música nas variadas categorias de fanfarras e bandas marciais.

— O distrito Engenheiro Passos vai abrigar a Confaban, que tem o principal intuito de capacitar os jovens para o movimento artístico. É importante promover festivais culturais que incentivem os profissionais que têm o dom instrumental e suas técnicas e habilidades, além da inclusão social, conforme acontece com o grupo “Gente Eficiente”. Estes músicos merecem ganhar destaque no cenário regional e em todo o País, pois dedicam suas vidas à arte, por meio das bandas marciais e fanfarras – frisou.

As apresentações do primeiro bloco começarão às 9h e devem terminar antes de meio-dia. O resultado desta etapa será anunciado logo em seguida. Já o segundo bloco terá início às 14h, tendo como última apresentação a anfitriã Comep (Corporação Musical Engenheiro Passos), que está prevista para as 19h30. Todos os grupos deverão estar na concentração uma hora antes. O resultado desta fase sairá por volta de 20h. As categorias são divididas em: fanfarra; banda iniciante; banda musical; percussão sinfônica; apresentação especial; banda de percussão marcial só com liras; banda marcial; e bandas de percussão com instrumentos melódicos juvenil e sênior.

Além das corporações “Gente Eficiente” e Comep, estarão envolvidas as seguintes fanfarras e bandas: Comaf (Corporação Musical Avides Fraga), de Muqui, no Espírito Santo; Banda Municipal Evanir, de Magé, no Rio; Comusa (Corporação Musical de São Pedro da Aldeia), no Rio; Corporação Musical Paes Barreto, de Duque de Caixas e Saracuna, Rio; Corporação Musical Visconde de Mauá, de Resende; Comasi (Corporação Musical Alvimar Silva), de Vitória, no Espírito Santo; Comjace, de Realengo, no Rio; CVC, de Nova Iguaçu, no Rio; Comjuver (Corporação Musical Júlio Verne), de Resende; Corporação Musical Leões da Emast, de São Gonçalo, no Rio; Commat de Realengo; Dragões do Farol, de Campos de Goytacazes, no Rio; Banda Centro Educacional de Maricá Joana Benedicta Rangel, no Rio; Banda Municipal Evanir, de Magé, no Rio; Comaf de Ribeirão Preto, em São Paulo; Banda de Metais e Percussão de Queluz, em São Paulo; Bamapro (Banda Marcial Projeto Vencedores), de São José dos Campos, em São Paulo; Comrio (Corporação Musical de Rio das Ostras), no Rio; ABF (Associação Balbino da Fonseca), de Valença, no Rio; Corporação Musical Imperial, de Mangaratiba, no Rio; Dom Pedro I, de Mesquita, no Rio; Comusf (Corporação “Música Sem Fronteiras”) – FAA (Fundação Educacional Dom André Arcoverde), de Valença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *