Prefeitura de Volta Redonda dá posse a concursados da Secretaria de Educação
19 de setembro de 2019
PRF cumpre busca e apreensão de menores na Dutra, em Barra Mansa
19 de setembro de 2019


UPA-BM completa um ano sob gestão do Instituto de Medicina e Projeto

Unidade recebeu investimentos que resultaram em melhor atendimento à população. Neste primeiro ano, foram contabilizados 124.444 mil atendimentos

A UPA-Barra Mansa (Unidade de Pronto Atendimento) completa neste sábado, 21, um ano sob a gestão da Organização Social Instituto de Medicina e Projeto, tendo à frente os administradores Heloísa Helena e Alexandre Andrade. A data será celebrada dias 23 e 24 com as presenças do prefeito Rodrigo Drable e do Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Gomes, entre outras autoridades públicas.

De acordo com os gestores, neste período foram realizadas diversas melhorias que impactaram positivamente na vida do usuário do sistema público de saúde. Foram criadas a sala de medicação Infantil, espaço exclusivo reservado para atender as crianças de maneira mais descontraída e até lúdica na hora de ministrar a medicação, seja ela via oral ou injetável; implantada  rede de Internet de alta velocidade e disponibilizado Wi-Fi para uso em toda a unidade, inclusive para os pacientes e seus acompanhantes.

– Aumentamos o quantitativo de médicos clínicos e pediatras durante a epidemia de dengue e Chikungunya, investimos na melhoria do sistema de climatização do ambiente, instalamos na recepção bebedouro de alta capacidade  que mantém água sempre gelada e em grande volume; criamos a Central de Esterilização de Equipamentos e Materiais, controlando a biossegurança da unidade, entre outras realizações – enumerou Alexandre Andrade.

No que se refere à melhoria do ambiente de trabalho, foram adquiridos novos uniformes para o corpo clínico e de apoio da UPA, além da realização de reformas internas visando à ergonomia dos profissionais em relação ao manuseio dos pacientes, o que traduz menos desprendimento de esforço físico dos médicos e enfermeiros e mais conforto e cuidado com os pacientes.  “É fato que um ambiente de trabalho adequado resulta em profissionais mais dispostos a trabalhar e fazer o melhor todos os dias. A central de esterilização, bem como a sala de medicação Infantil, aliada à reestruturação de alguns espaços também trouxeram benefícios diretos aos profissionais”, destacou Alexandre Andrade Helena citando as reformas dos banheiros e substituição de parte dos pisos.

Mas, os investimentos foram além. “Ampliamos a rede de gases medicinais, adquirimos novos aparelhos de ar condicionado, mobiliários, equipamentos médicos, medicamentos, insumos, roupas de cama e toalhas”, disse o gestor.

Atendimento humanizado é  meta do IMP

Alexandre Andrade e Heloísa Helena afirmam com veemência que a principal meta da UPA é melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários, entregando para a população de Barra Mansa um atendimento humanizado e de qualidade.

O Secretário Sérgio Gomes lembrou que num passado recente a UPA–BM teve suas atividades paralisadas por conta da falta de repasse de recursos. “A população foi extremamente prejudicada, as crianças inclusive, ficaram sem um pronto socorro infantil público. Uma situação lamentável e desumana. Em janeiro de 2017, o prefeito Rodrigo Drable não mediu esforços para que a UPA fosse reaberta. Buscamos verbas junto ao Ministério da Saúde e conseguimos colocar a unidade em pleno funcionamento”.

Sergio Gomes disse ainda que os resultados podem ser traduzido em números. “Somente neste último ano, sob a gestão do IMP, realizamos 124.444 mil atendimentos, sendo 83.122 mil atendimentos na clínica médica; 32.239 mil na pediatria e 6.944 mil na odontologia. Realizamos 94.757 mil exames de sangue e 43.737 mil exames radiológicos. Mensuramos nosso atendimento por meio de uma pesquisa de satisfação interna. Os dados mostram um índice de aprovação dos usuários de 98%. Os colaboradores da UPA de Barra Mansa estão de parabéns pelo maravilhoso resultado. A população aprova o nosso trabalho. Com apoio do prefeito Rodrigo Drable estamos transformando a realidade da saúde em Barra Mansa não somente aqui na UPA, mas também em outras áreas que mereciam um olhar mais atento e carinhoso, como os pacientes oncológicos e renais, que hoje recebem tratamento  de excelência no Hospital Oncobarra e na Clinica de Hemodiálise, ambos instalados na Santa casa. Os serviços são referências na região e no Estado do Rio de Janeiro”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *