Anime Fest Fan começa nesta sexta-feira em Volta Redonda
17 de outubro de 2019
Programa de Gestão do Turismo Fluminense ganha espaço em Volta Redonda
18 de outubro de 2019


População de Volta Redonda terá Dia D de prevenção à saúde

Unidades básicas estarão abertas neste sábado, dia 19, para vacinar crianças contra o Sarampo e atender mulheres no Outubro Rosa

Volta Redonda estará com todas as 46 unidades da Atenção Básica abertas neste sábado, dia 19, das 8h às 17h, para o Dia D de prevenção à saúde. O atendimento será exclusivo para a intensificação da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e atualização do Cartão Vacinal das crianças de seis meses a menores de cinco anos e para ações do Outubro Rosa. As unidades vão oferecer coleta de preventivos dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, além de exame das mamas e solicitação de mamografia para mulheres acima de 50 anos.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, investir em ações de prevenção é um importante passo para cuidar da saúde da população. “O funcionamento das unidades básicas no sábado facilita o acesso da população às ações. As mulheres que trabalham durante a semana devem comparecer às UBSFs para colocar os exames em dia e os pais também devem aproveitar o dia de folga para vacinar seus filhos”, aconselhou Samuca.

A vacinação contra o sarampo é uma estratégia importante para ampliar a imunização e interromper a circulação do vírus pelo país. A primeira fase da intensificação, voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, vai até o dia 25 de outubro (sexta-feira). E a segunda etapa vai de 18 a 30 de novembro, sendo o Dia D em 30 de novembro (sábado). Desta vez, a vacina estará disponível para o adulto jovem, na faixa etária de 20 a 29 anos.

O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, lembrou que, apesar de Volta Redonda não ter registro de casos de sarampo, é importante vacinar as crianças. “Somente ampliando a imunização vamos fazer frente à reintrodução do sarampo na nossa região”, afirmou, lembrando que os responsáveis devem levar o Cartão Vacinal e o Cartão SUS das crianças para garantir a vacinação.

OUTUBRO ROSA – Além da oferta de exames nas unidades da Atenção Básica, o sábado, dia 19, também será de prevenção na Policlínica da Mulher, no Aterrado. As mulheres na faixa etária alvo da campanha, com agendamento prévio, também farão coleta de preventivo e exame das mamas e receberão solicitação para mamografia.

O Centro de Imagens Gecy Vieira Gonçalves, no Estádio Raulino de Oliveira, também está funcionando nos sábados de outubro para a realização de 60 mamografias por fim de semana. Neste sábado, as mulheres que forem fazer o exame vão contar com dicas de nutricionista, maquiagem e design de sobrancelhas.

“Convencer as mulheres da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e de mama é o principal objetivo do Outubro Rosa. Para isso, intensificamos a oferta de exames no mês para o público alvo da campanha”, afirmou Alfredo Peixoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *