Lanchonete á assaltada no bairro Goiabal
27 de novembro de 2019
Corporação N.S. do Rosário realiza apresentação de natal neste sábado em Quatis
27 de novembro de 2019


Escola de Barra Mansa ensina Física Quântica para crianças através da leitura

Aproximadamente 65 alunos participaram da iniciativa

Elétrons, Prótons e Nêutrons são fundamentos que representam a essência da Física Quântica e foram passados, através da leitura, aos alunos de 3º ao 5º ano da Escola Municipal Nonô Reis, em Barra Mansa. Aproximadamente 65 crianças tiveram o primeiro contato com a ciência de forma aprofundada, além de conhecer nomes de destaque como Isaac Newton. O projeto foi uma iniciativa da Prefeitura de Barra Mansa e idealizado pelo articulador pedagógico em Ciências, Lucas Peres, que atua na Secretaria de Educação. O professor utilizou a escola, que fica localizada no bairro São Judas Tadeu, como Projeto Piloto. A atividade envolveu a sala de leitura e a oficina de práticas de ciências

Lucas destacou a importância da atitude como método de inserir a ciência no aprendizado infantil. “As crianças são capazes de aprender ciências, de entender a Física. Quanto mais elas adquirirem conceitos, argumentos, inclusive de Física melhor será a sociedade”. O articulador ressaltou ainda o diferencial de ter escolas em tempo integral e parabenizou o trabalho realizado pelas professoras da escola de Barra Mansa. “Este projeto demonstra a qualidade que está sendo implementado no ensino com relação a escola integral, porque não é fácil ensinar Física e as professoras conseguiram tornar isso acessível às crianças”, informou.

A professora Edilene Mara detalhou como funcionou o projeto. “A Física Quântica é um dos objetos de pesquisa do professor Lucas. Montamos um cenário, simulando uma praia e desenvolvemos um personagem que começa a indagar a origem de tudo, através de um grão de areia. A partir daí, foi introduzido no meio estudantil conceitos da Física”, explicou.

Edilene também enfatizou os benefícios que a ação deixou para os alunos. “Foi um momento de uma experiência muito grande para os nossos alunos. Um aprendizado que eles levarão para a vida toda”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *