Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas e pistola em Três Poços, em Volta Redonda
22 de setembro de 2023
Homem tenta engolir 15 pedras de crack para fugir do flagrante, em Barra Mansa
22 de setembro de 2023


Zoológico Municipal resgata paca vítima de queimada em Volta Redonda

Animal, que se refugiou em residência, teve queimaduras nas patas e no focinho. Veterinários estão realizando a limpeza das feridas e troca de curativos, além do controle da dor

O Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) resgatou nessa quinta-feira (21) uma paca (Caniculus paca). O animal foi encontrado em uma residência e, ao que tudo indica, estava se refugiando nesse local devido a uma queimada em um morro na região do bairro Rústico.

A paca, uma fêmea, está sendo tratada pela equipe de biólogos e veterinários do Zoo-VR. O coordenador do Zoológico Municipal, o biólogo Jadiel Teixeira, comentou que o animal tem chances de se recuperar e, em breve, voltar para o seu habitat natural.

“Estão sendo realizados limpeza diária das feridas e troca dos curativos, antibioticoterapia e analgésicos para controlar a dor. Iremos também avaliar a visão dela para verificar se não houve comprometimento devido a exposição nas chamas. Ela passou a noite estável, porém o quadro ainda requer bastante cuidado e atenção. A paca está sendo reavaliada diariamente pela nossa equipe”, disse.

Até o momento, o autor da queimada não foi identificado. A prefeitura ressalta que promover queimadas é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998. O artigo 54 da lei descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais, ou destrua a flora.

As denúncias por atear fogo em vegetação podem ser feitas pelo 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Municipal) ou 156 (Central de Atendimento Único). Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *