Resende fiscaliza táxis e transportes escolar irregular
13 de julho de 2013
Três empresas estão paradas em Volta Redonda
15 de julho de 2013


Barra Mansa realiza III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Evento reuniu representantes de diversos setores e elegeu delegados para conferência

No último sábado, dia 13, a prefeitura de Barra Mansa realizou a  III Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). O prefeito Jonas Marins abriu o evento, que teve como tema ‘Democracia e desenvolvimento sem racismo e por um Estado e um Brasil mais afirmativo’. O objetivo da conferência – que teve a presença ilustre da vice-prefeita de Salvador (BA), Célia Sacramento – foi buscar novas formas de assegurar a igualdade racial, principalmente nas áreas da educação e saúde. Cerca de 130 pessoas de diversos setores de Barra Mansa e região, além de representantes do Rio de Janeiro, participaram da conferência. O vereador Lia Preto representou a Câmara Municipal.

 “Estou orgulhoso em poder participar deste momento. É responsabilidade de todos os atores da sociedade lutarem para garantir a igualdade entre as raças. Meu compromisso com movimento negro de Barra Mansa é apresentar, na próxima conferência, os resultados de ações que planejamos neste evento”, garantiu Jonas, que agradeceu a presença da vice-prefeita de Salvador. “Sabemos o quanto o governo de Salvador trabalha e defende a questão racial e esperamos contar com a experiência e colaboração de vocês”, disse.

Jonas também se comprometeu a reestruturar o órgão de promoção da igualdade racial em Barra Mansa. “Recebemos a estrutura de uma gerência, mas minha intenção na próxima reforma administrativa é inaugurar uma coordenadoria para tratar desse tema”, afirmou o prefeito. O gerente de promoção da igualdade de Barra Mansa, Walmiro Fabiano, destacou que a administração municipal está aberta e sensível ao movimento negro. “Nosso trabalho é atuar para uma cidade sem preconceito e com igualdade para todos”, disse.

Ao final da conferência foram decididas ações que serão colocadas em prática pelo poder público municipal com apoio dos movimentos sociais e religiosos. Entre elas, a reconstrução do órgão de apoio da promoção da igualdade racial em Barra Mansa e criação de um centro de saúde exclusivo para tratar de doenças da população negra. “Também discutimos um acordo de cooperação técnica entre as prefeituras de Barra Mansa e Salvador. Em breve vamos firmar essa parceria que trará muitos benefícios para nossa cidade”, destacou Walmiro. Para ele, o evento alcançou seu objetivo. “Além de debater políticas e ações para diminuir o preconceito, elegemos quatro delegados que vão representar nosso município em agosto, na conferência estadual”, lembrou o gerente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *