Barra Mansa pode fornecer alimentos para escolas de Itatiaia
16 de julho de 2013
Polícia Rodoviária Federal prende suspeitos e apreende notas falsas em carro roubado
18 de julho de 2013


Desafio de Xadrez reúne 100 alunos em Barra Mansa

Competição reuniu estudantes de Barra Mansa e Quatis

O Colégio Municipal Vereador Paulo Basílio de Oliveira, no bairro Vila Nova, foi palco neste sábado, dia 13, do I Desafio de Xadrez Barra Mansa x Quatis. A competição reuniu aproximadamente 100 estudantes dos dois municípios, que disputaram partidas de xadrez nas categorias sub 10, sub 12, sub 14 e sub 20. Além de avaliar o projeto ‘Evoluindo Mentes’ – que tem a função de ensinar xadrez de forma pedagógica aos alunos da rede municipal de ensino de Barra Mansa – o desafio serviu como treinamento dos atletas para o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar que acontecerá em outubro, em Betim (MG).

 “Competições como essa ajudam os estudantes tanto no aprimoramento da técnica quanto no controle emocional. Eles são muito jovens e precisam estar preparados para a pressão psicológica que é disputar um grande campeonato”, explicou o professor Nilson Abrantes, coordenador do projeto. Ele destacou que a prática do xadrez escolar traz inúmeros benefícios aos estudantes, entre eles a melhora da concentração, da memória e da disciplina dos alunos e mais agilidade de raciocínio. “A maioria dos praticantes desse esporte tem notas acima da média da turma”, disse Nilson.

Aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, Pedro Henrique Mariano tem nove anos e há três joga xadrez. “Vi um amigo jogar, me interessei e hoje não vivo sem o tabuleiro”, contou o estudante, garantindo que a prática do esporte mudou seu comportamento. “Era muito levado, fazia bagunça na sala. Hoje, sou mais concentrado e até minhas notas melhoraram. Não quero nunca abandonar o xadrez”, afirmou Pedro Henrique.

Ao final do desafio, o município de Quatis – que tem o projeto de xadrez escolar desde 2011 – saiu vencedor. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com medalhas. “Ficamos muito animados com o potencial dos nossos alunos e vamos treinar ainda mais para o campeonato brasileiro. Nossa meta é chegar entre os cinco melhores municípios na classificação final da competição”, almejou Nilson.

 ‘Evoluindo mentes’ – Lançado este ano pela secretaria de Educação de Barra Mansa, o projeto contempla atualmente 150 estudantes de seis escolas municipais. Até o final do ano, outras 18 escolas serão beneficiadas, atingindo 600 alunos. “Vamos ampliar o projeto para 18 escolas, mas nossa intenção futura é atingir todos os alunos da rede de ensino”, garantiu a secretária municipal de Educação, Lusia Melquiades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *