Carro bate na traseira de ônibus na Rodovia dos Metalúrgicos
30 de julho de 2013
Restaurante pega fogo em shopping de Três Rios
1 de agosto de 2013


Resende oferece novos exames no Pré-Natal em parceria com a Vital Brasil

Procedimento detecta várias doenças precocemente na mãe e no bebê

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implantando na rede básica de saúde de Resende testes pré-natais do Programa de Atenção à Gestante do Estado do Rio de Janeiro (Pró-Mãe), através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Instituto Vital Brasil. O programa utiliza a técnica de coleta de sangue em papel de filtro, padronizada pelo Instituto Vital Brazil (IVB), órgão da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo a superintendente de Atenção Básica em Saúde, Ana Paula Bueno, o exame é semelhante à tecnologia realizada no teste do pezinho, com crianças recém-nascidas. O exame é feito somente em gestantes e é feito no primeiro e no segundo trimestre da gestação.

– A técnica utiliza apenas algumas gotas de sangue obtidas por meio de um pequeno furo no dedo da paciente com uma lanceta, eliminando o uso de seringas. O sangue é coletado no papel filtro, que é enviado ao Vital Brasil e os resultados saem em 15 dias. O método da coleta é simples e não necessita de condições especiais de armazenamento e transporte da amostra – salientou a superintendente.

Ana Paula explicou ainda que a triagem garante uma detecção precoce das seguintes doenças: Aids, sífilis, toxoplasmose e hepatite B, além de distinguir a classificação sanguínea e os níveis de hemoglobina, glicose, TSH (que detecta doenças da tireóide). Além disso, é realizado o exame PKU, que é similar ao teste do pezinho realizado em recém-nascidos e pode detectar, precocemente, se o bebê vai ter alguma doença como Fenilcetonúria e o Hipotireoidismo congênito.

– Todas as gestantes passarão pelo exame, durante as consultas de pré-natal, pois o exame pode ser realizado no horário da consulta normalmente, uma vez que não necessita ser coletado em jejum. Lembramos que para a realização do teste de HIV a gestante terá que assinar uma autorização específica para esse exame, pois ela não é obrigada a realizar o teste – afirmou.

Para a implantação do programa na rede, todas as enfermeiras que atuam no pré-natal da rede municipal passaram por um treinamento com a equipe do Vital Brasil, que esteve na cidade no último dia 17. Atualmente, a superintendência de Atenção Básica, juntamente com o Programa DST/Aids, o Laboratório Municipal e a coordenação do pré-natal estão montando o fluxo de como irá funcionar a triagem no dia a dia. A intenção é oferecer os exames a partir do início de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *