Carro capota e deixa feridos na Dutra em Resende
6 de setembro de 2013
Entidade promove Oficina Pedagógica de Materiais Estruturados para pessoas com autismo
8 de setembro de 2013


Desfile da Independência reuniu mais de 30 mil pessoas em Volta Redonda

50 entidades participaram do evento na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado

O tradicional Desfile Cívico-Militar de Volta Redonda, que comemora os 191 anos da Independência do Brasil, contou com a presença de um público de mais de 30 mil pessoas este ano, segundo a Guarda Municipal de Volta Redonda. O evento, organizado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, ocorreu na manhã desta sábado, 7 de setembro, na Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado e reuniu grupamentos civis, militares e estudantes.   “Ao todo tivemos 50 instituições desfilando esse ano, totalizando 12 mil participantes”, disse o coordenador do desfile, Ricardo Ballarini.

Antes do desfile, às 8 horas, foi realizada uma cerimônia para hastear as bandeiras em frente ao Palácio 17 de Julho (sede da Prefeitura), com a execução dos hinos Nacional e da Independência. Durante a cerimônia de abertura o prefeito Antônio Francisco agradeceu a presença dos Ex-combatentes José Maurílio Roberto, Francisco Conceição Leal e Francisco Vieira da Silva.

“Nossa independência é conquistada todos os dias. Um exemplo disso são os Ex-combatentes que se dedicaram e representaram nosso país com muita dignidade. Nossa cidade comemora há muito tempo dessa maneira: pessoas desfilando e pessoas assistindo”, disse o prefeito Neto.

O desfile, que foi dividido em quatro fases, foi aberto pela Banda e Coral Municipal.  Em seguida entraram os Ex-combatentes, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e os grupos da melhor idade, formados por integrantes das secretarias de Ação Comunitária e Esporte e Lazer.

Na segunda fase, desfilaram a Associação de Pais dos Amigos do Excepcionais de Volta Redonda (Apae-VR), Fundação Beatriz Gama (FBG), Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa), integrantes da Ordem Demolay e escolas da Rede Municipal de Ensino. As escolas da rede municipal de ensino trouxeram este ano um desfile distribuído pelas regionais com aproximadamente 2 mil alunos.

“Esse ano estamos homenageando os cem anos de Vinícius de Moraes. Durante o desfile destacamos os principais projetos da nossa secretaria” disse a Secretaria Municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a Tetê, ressaltando que além das escolas participou também do desfile as bandas mini e uma grande banda, que fazem parte do projeto Volta Redonda Cidade da Música, coordenado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira.

O desfile teve ainda a apresentação dos estudantes dos colégios da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) – Colégio Getúlio Vargas, Centro de Qualificação Profissional Aristides de Souza Moreira, Academia da Vida Oscar Cardoso, Colégio José Botelho de Athayde, Colégio Profª Themis de Almeida Vieira, Colégio Delce Horta, Colégio João XXIII..

        A terceira e quarta fases contou com desfiles do Ciep 295 – Gloria Roussim Guedes Pinto, do Centro Educacional Arco Íris e da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC).  Os karts do Projeto Piloto Cidadão, Jeep Club, Falcões de Aço Moto Clube e o Clube de Antiguidades Automotivas, com veículos antigos e raros e o Grupo de Cavaleiros de Volta Redonda, fecharam o evento.

O evento teve uma grande estrutura como banheiros químicos para os participantes, pontos de encontros para casos de crianças perdidas, ambulâncias, apoios da Guarda Municipal e professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e segurança da Polícia Militar.        O Desfile Cívico-Militar contou também com apoios da Cruz Vermelha Brasileira e o Conselho Tutelar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *