Moradores protestam contra falta dá água em frente ao SAAE
10 de fevereiro de 2014
Saae-VR realiza leilão na próxima terça-feira
12 de fevereiro de 2014


IV Feira de Adoção de Animais anima o domingo em Barra do Piraí

Em parceria com a ABAA (Associação Barrense Amigos dos Animais), o Departamento de Controle Animal da Secretaria do Ambiente de Barra do Piraí realizou neste domingo, 9, a IV Feira de Adoção de Animais. Dispostos a adotar um novo amigo, vários barrenses, entre adultos e crianças, compareceram à Praça Nilo Peçanha, no Centro, e aguardaram ansiosos a chegada dos animais.

Thalita Fernandes, moradora do bairro Matadouro, foi uma delas e realizou junto com a sua filha Julia, de 7 anos, a primeira adoção do dia. “Era o sonho da Julia adotar um cãozinho. É uma ação muito legal, e a feira acaba sendo um incentivo social, pois tem tanta gente querendo e podendo adotar”, disse Thalita.

Já Claudia Gomes da Cunha levou os seus netos Geraldo e Laura, de 6 e 8 anos, respectivamente, e adotaram a Fifi, nome escolhido por Laura. “Foi amor à primeira vista pela Fifi. E eu acho ótima a efetivação deste evento, porque eu moro nos Estados Unidos e lá os cachorros não moram na rua, então é muito importante a prefeitura realizar isso. O Brasil precisa de trabalhos assim”, relatou Claudia.

Para a doação, os interessados tiveram que levar a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Além destes documentos, um termo de adoção também foi assinado, para garantir o bem estar dos animais adotados.

Segundo a coordenadora do Projeto Bem Estar Animal, Sheila Ventura, este documento deixa a pessoa ciente do cuidado necessário com o animal e das medidas que podem ser tomadas em caso de destrato com o animal. “É realizado um importante trabalho de fiscalização pelo departamento. Nós contamos também com o apoio da população recebendo as denúncias, onde três vezes por semana fazemos a fiscalização nos bairros onde ocorreram estas denúncias. Caso constatemos sinais de maus tratos, abandono, machucados e animais presos por correntes o tempo todo, um processo administrativo já é aberto automaticamente. Se a pessoa não cumprir as determinações da notificação que é feita no momento da vistoria, encaminhamos este documento ao Mistério Público para que a pessoa seja enquadrada”, frisou Sheila.

O trabalho de reabilitação dos animais foi feito junto à ONG e levou cerca de dois meses. Ainda de acordo com a Sheila, a ABAA conta com mais animais em cuidados e em breve outra feira já poderá ser realizada.

A secretária do Ambiente, Madalena Sofia, comemorou o fato de que mesmo que ainda haja maus tratos com os animais, existem pessoas dispostas a amá-los. “É um parâmetro muito grande, esta semana mesmo tivemos um de nossos cães atropelados, que infelizmente, mesmo com todos os cuidados de nosso veterinário, faleceu. Mas chega então a feira e nós observamos hoje crianças e adultos super empolgados. Isso é muito bom de ver”, ressaltou Madalena.

Ao todo foram adotados 35 cães, entre adultos e filhotes, além de cinco filhotes de gato, que foram a grande supressa do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *