Rapaz suspeito de estelionato é apresentado na delegacia de Volta Redonda
10 de abril de 2014
Gari é atropelado por carro no Volta Grande III
12 de abril de 2014


Saae BM se reúne com moradores da Região Leste

Objetivo do encontro foi prestar esclarecimentos sobre desabastecimento de água

O diretor executivo do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Horácio Delgado, se reuniu na noite da última quinta-feira, dia 10, com moradores da Região Leste, em Barra Mansa. O objetivo do encontro, que aconteceu no bairro Boa Vista III e contou com a presença do vereador Luiz Furlani, foi prestar esclarecimentos sobre o desabastecimento de água na região. Horácio explicou que quando o sistema de abastecimento foi implantado, há mais de 20 anos, ele se viabilizou com o fornecimento de água sendo feito por Volta Redonda. Portanto, foi estabelecida uma relação de consumo, tendo o Saae BM como consumidor e o Saae VR como fornecedor, o que acontece até os dias de hoje.

 “Durante todos esses anos, houve o fornecimento regular por parte de Volta Redonda. O que tem nos surpreendido ultimamente são as grandes interrupções no fornecimento da Região Leste”, disse Horácio, acrescentando que toda água fornecida nos 22 bairros da região é mensurada em um macromedidor e paga ao Saae VR. “O Saae BM está em dia com as suas obrigações, todas as contas estão pagas”, informou, apresentando aos moradores cópias dos últimos boletos pagos.

O diretor da autarquia fez questão de frisar que Barra Mansa, em momento algum, transferiu a responsabilidade da falta de abastecimento de água da Região Leste para o Saae VR. “Pelo contrário, o Saae VR tem nos ajudado muito, se apresentando como parceiro mesmo nos momentos difíceis. E a relação de parceria entre as cidades não finda aí. Hoje todo o lixo urbano produzido por Volta Redonda é destinado e tratado no município de Barra Mansa. Existem ainda parcerias nas áreas da saúde, educação e de segurança pública”, frisou.

Horácio informou que desde que o atual governo assumiu a prefeitura, foram implementadas diversas melhorias no sistema. “Prova disso é que tivemos um verão tranquilo. Apesar da pouca chuva, não houve registro de falta de água na região”, disse. No entanto, segundo ele, essas medidas ainda não são suficientes para resolver o problema. Para isso, são necessárias ações a longo prazo. “Já temos o projeto executivo para construir oito quilômetros de adutora, mais uma elevatória e ampliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Barra Mansa para levar água para a Região Leste. Mas isso não se faz da noite para o dia. É uma obra que custará R$ 36 milhões e estamos tentando viabilizar os recursos para executá-la”, explicou.

Para diminuir o impacto das interrupções e não deixar os moradores da Região Leste sem água, ele informou que o Saae BM está enviando caminhões pipa para a localidade. “Pedimos a população nos ajude, economizando água durante este período. O poder público precisa do apoio de vocês para que esse problema seja amenizado”, pediu Horácio.

 A dona de casa Moniely de Oliveira Cordeiro Campos, moradora do Boa Vista III, elogiou a iniciativa do diretor do Saae BM em realizar a reunião com os moradores.  “Achei muito importante essa reunião porque deu uma visão melhor para os moradores sobre o problema. Muita coisa foi falada no bairro e agora temos consciência do que realmente está acontecendo”, disse.

Segundo a comerciante Daniele Gomes, antes da reunião os moradores estavam sem saber ao certo o que estava acontecendo. “Chegaram a dizer aqui no bairro que o Saae de Barra Mansa estava devendo o de Volta Redonda, mas agora sabemos que não é nada disso e que Barra Mansa não tem culpa. O Horácio mostrou que está disposto a resolver nosso problema e se colocou à disposição da comunidade”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *