Jovem sofre tentativa de homicídio na Vila Santa Cecília
11 de abril de 2014
Flumisul deve atrair grande público no Parque da Cidade
13 de abril de 2014


Campanha de vacinação contra o HPV já atingiu 67,01% do público alvo

Mais de 3,7 mil doses já foram aplicadas, em meninas entre 11 e 13 anos

O município de Volta Redonda está perto de atingir a meta de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano), que protege contra o câncer de colo do útero, em meninas entre 11 e 13 anos de idade. Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde registram que 67,01% do público alvo já recebeu a vacina, representando 3.756 doses aplicadas. Para atingir a meta, de 80% de imunização, faltam 997 doses a serem aplicadas.

Desde o dia 10 de março, a vacinação contra HPV acontece em todas as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) e UBS (Unidade Básica de Saúde). Como parte do calendário oficial de vacinação, esta vacina passa a fazer parte da rotina de todas as unidades de saúde. O câncer do colo de útero é a segunda principal causa de morte por neoplasias em mulheres no Brasil.

 “O Ministério da Saúde informa que esta vacina é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde, e vem para reforçar as ações para o rastreamento do câncer do colo do útero possibilitando  nas próximas décadas, prevenir a doença”, ressaltou a coordenadora da Epidemiologia, Flávia Diogo, lembrando que este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção: a segunda dose será ministrada seis meses depois da primeira aplicação e a  terceira dose, cinco anos após a primeira dose.         Presente em 51 países, como estratégia de saúde pública, a vacina contra HPV, já foi aplicada em 175 milhões de pessoas. No Brasil, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *