Jovem sofre tentativa de homicídio na Vila Santa Cecília
11 de abril de 2014
Flumisul deve atrair grande público no Parque da Cidade
13 de abril de 2014


Volta Redonda recebe visita de índios Kaxinawás

Grupo que inclui pajé fará palestras em escolas municipais, a partir de segunda, Dia do Índio

Um grupo de índios Kaxinawás, vindos do Acre, visitarão Volta Redonda esta semana, onde de segunda (dia 14) até quinta-feira (dia 17), farão palestras em 12 escolas da rede municipal da Secretaria Municipal , além de duas unidades da Fevre e o Caped (Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência). Durante as visitas, os índios mostrarão às crianças músicas e danças típicas da etnia Kaxinawá – também conhecidos como Huni Kuin (gente verdadeira) – além de pinturas corporais com urucum, que poderão ser feitas nas crianças, e peças de artesanato confeccionadas por eles.

Os índios vêm para uma aldeia Kaxinawá em Juquitiba (SP) – onde participarão de uma série de atividades – e foram convidados pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda para realizar as palestras na cidade.

TRIBO – Os kaxinawás tem seu território localizado no Peru e no Brasil, no Estado do Acre, nas regiões dos Vales do Purus e Juruá. A população kaxinawá gira em torno de 3.964 indivíduos, totalizando 42% da população indígena do Acre, maior contingente populacional do Estado.

Os kaxinawá consideram a terra de uso coletivo e as famílias, chefiadas pelos homens, fazem seus roçados de forma que toda a comunidade possa utilizá-los. Na cultura kaxinawá o xamanismo propicia a ligação das pessoas com o yuxin – o sobrenatural e o sobre humano. Através dos poderes do pajé, que vão desde conhecimentos para curar doenças até o contato com o lado espiritual, se estabelece a ligação dos kaxinawá com a força vital que permeia todos os fenômenos vivos na terra, nas águas e nos céus e que baliza sua cosmovisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *